Exército adquire 20 blindados de resgate
As viaturas MaxxPro Recovery Vehicle possuem tração 6x6 e serão utilizadas para operações de resgate de viaturas blindadas Guarani em campo de batalha
Curitiba (PR) – O Exército Brasileiro adquiriu mais 20 veículos blindados especializados inéditos no país. Recebidas no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), as viaturas MaxxPro Recovery Vehicle possuem tração 6x6 e serão utilizadas para operações de resgate de viaturas blindadas Guarani em campo de batalha. O modelo resiste a disparos de armas de calibre 5.56 mm e 7.62 mm, além de estilhaços de artilharia, minas e explosivos, e possui capacidade para rebocar até 42 toneladas.
Fabricadas pela empresa norte-americana Navistar Defense, as viaturas foram adquiridas por meio do Programa Forças Blindadas, que integra o Portfólio Estratégico da Força Terrestre. O processo de compra dos veículos teve início em 2018 e passou por diversas etapas, de acordo com os requisitos operativos do Exército Brasileiro.
Após liberação documental, a frota será transportada para Curitiba e ficará a cargo da Seção Logística do Comando da 5ª Divisão de Exército. O 27º Batalhão Logístico e o 5º Batalhão Logístico serão as unidades militares que conduzirão as vinte viaturas blindadas para o Parque Regional de Manutenção, que será o destino provisório dos blindados até a sua distribuição para diferentes organizações do Exército Brasileiro.
Programa Estratégico Forças Blindadas
O Programa Forças Blindadas destina-se à obtenção de viaturas blindadas sobre rodas e sobre lagartas e de seus subsistemas componentes, como os sistemas de armas e comunicações. O objetivo é a modernização das unidades blindadas e mecanizadas do Exército.
O Programa fomenta a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação no País para diversas soluções em produtos de defesa e segurança, como as diversas versões da família de blindados sobre rodas e a modernização de viaturas sobre rodas e sobre lagartas, assim como os tecnológicos sistemas de armas remotamente controladas e os sistemas de comando e controle (C2)
Por: Exército Brasileiro
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte