FAB participa de Conferência de Mulheres no Trabalho Espacial nos EUA
Evento reuniu delegações para troca de experiências e disseminação da agenda “Mulheres, Paz e Segurança” do Conselho de Segurança da ONU
A Força Aérea Brasileira (FAB) participou, no início de agosto, da Conferência Women in Space Workforce Development ( Mulheres no Desenvolvimento da Força de Trabalho Espacial ) , promovida pelo Comando Espacial dos Estados Unidos. O evento, realizado no Centro de Conferências The Penrose House , na cidade de Colorado Springs (EUA), reuniu delegações do Brasil, Colômbia e Tailândia, que foram recebidas em um ambiente colaborativo dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido para troca de experiências e disseminação da agenda “Mulheres, Paz e Segurança” do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
A Tenente Serviços Jurídicos Larissa da Costa Cavalcante, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), e a Sargento Especialista em Sistemas de Informação Sabrina Soares Campos Silva Coelho, do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), representaram o Brasil e a FAB no encontro. Na oportunidade, as militares discorreram sobre tópicos tais como: a forma de recrutamento e retenção de pessoal, principalmente de mulheres nas Forças Armadas; o Plano Nacional de Ação sobre "Mulheres, Paz e Segurança" e o papel feminino na área espacial.
"O evento foi importante, pois tratou de melhorias e iniciativas relacionadas à cultura organizacional e à participação das mulheres no meio militar, conforme a realidade de cada país, para aperfeiçoar as formas de retenção de pessoal das Forças Armadas, em particular na área espacial", disse a Tenente Larissa.
Na ocasião, foi reconhecido o sucesso da Força Aérea Brasileira por possuir uma proporção superior a 50% de mulheres em seu quadro de militares temporários.
O propósito do evento foi compartilhar experiências e iniciativas relacionadas às mulheres e às atividades espaciais de cada nação participante. O evento contou com a participação de Oficiais-Generais do Comando Espacial dos Estados Unidos, Oficiais das Forças Armadas do Canadá e do Reino Unido, além de instituições civis da área espacial.
Por: Força Aérea Brasileira (FAB)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte