Finep, com apoio da Enap, lança edital para contratação de soluções em inteligência artificial
Startups podem concorrer a dez desafios para soluções de problemas do poder público
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lançou edital de contratação de startups da segunda rodada do “Projeto Soluções de Inteligência Artificial para o Poder Público”. Participam da chamada pública seis entidades da administração pública federal, cujos desafios tecnológicos devem ser resolvidos por meio de soluções baseadas em I.A. desenvolvidas por startups.
O ”Projeto Soluções de I.A. para o Poder Público” faz parte da Plataforma Desafios da Enap. A proposta é ajudar gestores públicos a encontrar - junto a empresas e profissionais - soluções para problemas da administração pública. O projeto é promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Enap e a Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Participaram do lançamento online a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e o secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital do mesmo ministério, Henrique de Oliveira; o presidente da Finep, Celso Pansera; a presidenta da Enap, Betânia Lemos; o diretor de Infraestrutura de Dados da Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Renan Gaya, e demais representantes das entidades públicas participantes da chamada.
Segundo Betânia Lemos, “nós da Enap acreditamos que a complexidade dos problemas públicos exige uma abordagem inovadora e colaborativa do ecnologia e a inovação à serviço da sociedade, “projetos como esse visam melhorar a qualidade dos serviços aos cidadãos, o desenvolvimento do país e, especialmente, a eficiência do serviço público”.
Para o presidente da Finep, Celso Pansera, “a inteligência artificial é uma ferramenta eficiente, barata e capaz de atender melhor às demandas da sociedade”.
Os desafios
A chamada pública “Soluções em I.A. para o Poder Público” foi organizada em três rodadas. A primeira etapa envolveu 12 desafios, de três órgãos ou entidades públicas.
A segunda foi iniciada com o lançamento deste edital. São dez desafios propostos por seis entidades públicas participantes. As empresas interessadas precisam se inscrever para participar dos desafios. Ao fim, as que apresentarem as melhores soluções para cada desafio serão as vencedoras. As subvenções para cada desafio variam de R$ 1,9 mi (um milhão e novecentos mil reais) a R$ 4,2 mi (quatro milhões e duzentos mil reais).
Segundo o edital, entende-se por inteligência artificial a “tecnologia que simula, por meio de algoritmos computacionais, mecanismos avançados de cognição e suporte à decisão baseado em grandes volumes de informação”.
A terceira rodada já está prevista, com a definição tanto das entidades públicas participantes, como dos desafios, e terá edital lançado em outubro de 2023.
Entidades públicas participantes e desafios lançados na segunda rodada
- Hospital das clínicas de Porto Alegre (HCPA)
- Solução de IA para analisar exames de raio-x de tórax;
- Solução de IA para auxiliar a indicação de órteses, próteses e materiais especiais.
- Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI)
- Solução de IA para identificar possíveis fraudadores na cadeia de certificados;
- Solução de IA para prevenir fraudes por meio do comparativo de biometrias.
- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
- Solução de IA para atestar conformidade de operações aeroagrícolas;
- Solução de IA para sistema de chat inteligente. - Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA)
- Solução de IA para acelerar a certificação de produtos pesqueiros.
- Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc)
- Solução de IA para identificar operações atípicas nos investimentos dos fundos de pensão;
- Solução de IA para estimar riscos de insolvência dos fundos de pensão.
- Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB)
Solução de IA para detectar erros de classificação e quantidades de mercadorias no despacho aduaneiro com base em imagens de raios-X.
Saiba mais sobre a Plataforma Desafios
Por: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte