Fiocruz recebe certificação da Waba por campanha de amamentação
Waba é uma rede mundial de organizações e indivíduos que acreditam que a amamentação é um direito de todas as mães e crianças, e se dedicam a proteger, promover e apoiar o aleitamento
A Fiocruz Mata Atlântica recebeu certificação da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (em inglês: World Alliance for Breastfeeding Action - Waba) pela campanha Agosto Dourado, desenvolvida para incentivo da amamentação no território da Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, na zona Oeste do Rio de Janeiro. A Waba é uma rede mundial de organizações e indivíduos que acreditam que a amamentação é um direito de todas as mulheres e crianças e dedicam-se a proteger, promover e apoiar esse direito.
A campanha certificada promoveu o incentivo da amamentação e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de produção audiovisual disponibilizada para os dispositivos da CAP4.0, como as unidades básicas de saúde da região da Colônia Juliano Moreira. O vídeo e outros materiais de campanha (faixa, banners e folders) foram produzidos como parte das ações intersetoriais territorializadas de promoção da saúde na Fiocruz Mata Atlântica.
O lançamento da campanha Agosto Dourado aconteceu no auditório da Fiocruz Mata Atlântica (FMA) no início de agosto. A iniciativa está sendo promovida no território durante todo o mês, com a exposição de faixa com iluminação dourada e banners, além da realização de roda de conversa com grupo de gestantes da Clínica da Família Arthur Bispo do Rosário, de coordenação do Escritório Técnico de Saúde Humana (ETSH/FMA).
“Todas as peças e material de divulgação foram produzidos com a participação de mães das comunidades do entorno da Fiocruz Mata Atlântica que estão amamentando. O material foi produzido por Lin Lima (designer gráfico), junto com a equipe do ETSH/FMA, a Clínica da Família Arthur Bispo do Rosário e Centro Municipal de Saúde Raphael de Paula Souza, e será utilizado no mês de agosto para o incentivo à amamentação (a qualidade do leite materno tem padrão ouro). Esta campanha está prevista nas ações do Calendário de eventos em saúde da Fiocruz Mata Atlântica. O objetivo é conscientizar sobre a importância do aleitamento materno”, explica Isabel Bonna, coordenadora do ETSH da Fiocruz Mata Atlântica.
“A Fiocruz tem o papel de através da articulação com os dispositivos do território, promover ações que irão impactar na saúde e na transformação social da comunidade”, relata Juliana Maia, do ETSH/FMA. “Poder dialogar com essas mães sobre a importância do leite materno para a saúde do bebê e da mãe, é uma maneira de acolhimento, conscientização, através de falas e personagens de mães do território, o que já garante o pertencimento dessa ação”, complementa Alice Kuzel, vice coordenadora do ETSH/FMA.
Por: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte