FNDE participa de evento de coalizão a respeito da alimentação escolar
Encontro reúne representantes dos ministérios da Educação, Desenvolvimento Social e Finanças de 24 países da América Latina e Caribe em Brasília
A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, participou, nesta terça-feira (29/08) de um evento promovido pelo Programa Mundial de Alimentos (WFP), Instituições Financeiras Internacionais e agências da Organização das Nações Unidas (ONU), no Centro Internacional de Convenções Internacionais (CICB), em Brasília. O encontro, denominado “O Poder das Abordagens Multissetoriais para o Desenvolvimento do Capital Humano”, reuniu representantes governamentais dos ministérios da Educação, Desenvolvimento Social e Finanças de 24 países da América Latina e do Caribe para tratar sobre a alimentação escolar.
O objetivo do evento é fornecer uma plataforma para reforçar parcerias entre os principais atores envolvidos nos programas de alimentação escolar da América Latina e do Caribe, além de compartilhar evidências mais recentes e trocar aprendizados programáticos para melhor contribuir para o desenvolvimento do capital humano e social na região latino-americana. O evento contará com o lançamento do “Estado da Alimentação Escolar na América Latina e Caribe”, uma publicação desenvolvida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o WFP.
Fernanda Pacobahyba, presidente do FNDE, participou do painel “Coalizão de Alimentação Escolar: compromissos e oportunidades na América Latina e no Caribe”. Na apresentação, a presidente destacou os avanços do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) na atual gestão e ressaltou que ainda há muito espaço para evoluir e avançar.
“O nosso objetivo não é pequeno, é audacioso. Apesar de todo avanço tecnológico no planeta ainda temos o problema da fome que afeta diversas partes do mundo. Precisamos dar passos maiores no que diz respeito a estabelecer uma política nacional de alimentação escolar. Além de fornecer alimentação para alunos e alunas diariamente, queremos fornecer uma alimentação de qualidade e saudável. Essa coalizão pode nos ajudar bastante nesse sentido. O Pnae, hoje, atende 5.570 municípios, oferece mais de 50 milhões de refeições por dia e tem um aporte de 1,1 bilhão de dólares por ano. Mesmo assim, temos desafios a enfrentar. No Brasil, acreditamos na política pública da alimentação escolar liderada pela educação”, afirmou.
A coalizão ainda proporcionará espaços para governos propiciarem diálogos multissetoriais, aprimorar as capacidades técnicas e enfatizar compromissos políticos e financeiros para melhorar a qualidade e a cobertura dos programas de alimentação escolar. Além disso, o intuito é avançar nas discussões para melhor determinar como a proteção social pode se relacionar com os resultados da segurança alimentar e da nutrição. O evento teve início nesta terça-feira (29/08) e se estenderá até a próxima quinta-feira (31/08).
Por: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte