Funai percorre o Alto Solimões e ouve reivindicações dos povos indígenas da região
Os servidores explicaram aos presentes como funciona o passo a passo do processo de demarcação
Uma equipe da Coordenação-Geral de Identificação e Delimitação (CGID/DPT) da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) esteve presente na região do Alto Solimões (AM), no mês de julho, para realizar o levantamento e a qualificação de reivindicações fundiárias indígenas e participar da V Assembleia-Geral do Povo Kokama, em São Paulo de Olivença (AM).
Na ocasião, os servidores explicaram aos presentes como funciona o passo a passo do processo de demarcação. Houve, ainda, o atendimento das diversas delegações indígenas com a sistematização de dezenas de demandas. Em sequência, a equipe seguiu para o município de Santo Antônio do Içá (AM) para uma reunião com as lideranças indígenas da região.
Os servidores da CGID também percorreram toda a calha do rio Içá, até a fronteira com a Colômbia, realizando entrevistas e colhendo informações importantes para a qualificação dessas reivindicações. Uma caravana da demarcação, que reuniu representantes indígenas e da prefeitura do município, realizou a visita em quase todas as comunidades indígenas das margens do rio Içá, dos Povos Kokama, Kaixana, Kambeba e Tikuna.
A expedição contou com o apoio da Coordenação Regional do Alto Solimões (CR-AS) e teve a participação de Pedro Mendes, importante intelectual Tikuna; Maurício Kokama, antropólogo; e Jorge Penaforth, coordenador Técnico Local de São Paulo de Olivença.
Por: Fundação Nacional dos Povos Indígenas
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte