GOV.BR limita acesso robotizado para garantir maior disponibilidade de serviços digitais
Medida diminuirá os acessos de robôs de empresas a serviços da Receita Federal do Brasil
O acesso robotizado à Plataforma GOV.BR será limitado a partir de 25 de setembro. A medida impacta diretamente nos serviços disponíveis no Centro de Atendimento Virtual ao Contribuinte (e-CaC), da Receita Federal do Brasil. A medida visa garantir a disponibilidade do GOV.BR a todos os cidadãos brasileiros. Atualmente, 80% dos acessos robotizados de todos os serviços digitais do Governo Federal são direcionados ao e-Cac.
O objetivo do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) é garantir que as 150 milhões de pessoas que possuem cadastro no GOV.BR não sejam prejudicadas por um acesso desproporcional de robôs. O acesso robotizado desproporcional é aquele que executa, num curto intervalo de tempo, consultas de informações de diversos contribuintes ou diversas consultas de um mesmo contribuinte, e representa um consumo de recursos muito além do esperado para o acesso típico.
Desta forma, somente será permitido 15 sessões simultâneas por contribuinte. De forma simples, uma sessão seria um acesso de um contribuinte ao e-Cac por meio de um dispositivo. Como conceito técnico, é a conexão para comunicação entre dois dispositivos, dois sistemas ou duas partes de um sistema.
De acordo com a Receita Federal, esta limitação não trará nenhum impacto aos contribuintes que acessam diretamente ao Portal e-Cac.
Por: Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte