Energia

Governo Federal anuncia medidas para aumentar oferta de energia na região Norte

Entre as iniciativas estão a retomada do programa Luz para Todos e a interligação de municípios do Amazonas e Pará ao Sistema Nacional de energia elétrica

04/08/2023 15:41
Governo Federal anuncia medidas para aumentar oferta de energia na região Norte
Ricardo Stuckert/PR

 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participaram, na tarde desta sexta-feira (4/8), em Parintins (AM), de uma série de anúncios para levar energia elétrica para as regiões remotas do Norte do País. Entre as entregas estão a retomada do programa Luz para Todos, a interligação dos municípios de Parintins (AM), Itacoatiara (AM) e Juruti (PA) ao Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica, além da assinatura de Ordem de Serviço do Linhão entre Manaus (AM) e Boa Vista (RR) e do Decreto de interligação elétrica dos países da América do Sul.

Para garantir a erradicação da pobreza energética e o desenvolvimento social e econômico, o Luz para Todos vai beneficiar 1,6 milhão de pessoas de cerca de 500 mil famílias até 2026, apenas nesta fase do programa. “Só no Amazonas, nós vamos levar energia para 150 mil pessoas que ainda não tem”, garantiu o presidente, reforçando que também vai investir em outras frentes, como como moradias, acesso à educação de qualidade, alimentação, entre outros.

“Eu votei porque eu tinha consciência da relação que eu tenho com povo brasileiro. Para recuperar a dignidade de homens e mulheres, para uma luta contra as desigualdades desse País. Voltei para cuidar do povo brasileiro”, afirmou Lula.

Lançado pelo presidente da República em 2003, o programa já beneficiou 3,6 milhões de famílias com acesso ao serviço público de distribuição de energia elétrica. Nesta nova etapa, o desafio é construir políticas de universalização do acesso e uso da energia elétrica ainda mais justas e inclusivas.

Sistema Interligado Nacional

Após duas décadas de espera, Parintins e Itacoatiara, no Amazonas, e Juruti, no Pará, finalmente estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o que proporciona o acesso à energia elétrica por fontes limpas e renováveis para mais de 300 mil pessoas. Antes da interligação de Parintins ao Linhão de Tucuruí, a cidade dependia de uma usina termelétrica movida a diesel, que consumia cerca de 45 milhões de litros de combustível anualmente. Com a interligação e a construção de uma subestação na cidade, dobrou a capacidade de energia sem oscilações no município.

Em Itacoatiara, foram construídos 2.672 km de linha de transmissão que vai atender 20 mil residências. Atualmente, a região amazônica conta com 211 sistemas isolados, que precisam gerar a própria energia a partir de combustíveis fósseis.  Estão previstos cerca de R$ 5 bilhões em investimentos para mudar essa realidade. A estimativa é de que aproximadamente 3 milhões de pessoas vivam nessas localidades e que, ao substituir a matriz térmica por opções mais sustentáveis, 1,5 milhão de toneladas de carbono deixarão de ser lançadas na atmosfera.

“Hoje o presidente Lula lança o maior programa de descarbonização do planeta. O programa Energia para a Amazônia que vai tornar realidade a descarbonização do pulmão do mundo, a nossa Amazônia. Com isso, reduziremos gradualmente a participação das usinas termoelétricas a óleo na geração de energia limpa e renovável”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Linhão Manaus-Boa Vista

Serão investidos R$ 2,6 bilhões nas obras da linha de transmissão entre Manaus e Boa Vista, que vão substituir usinas termelétricas e garantir energia confiável, limpa e renovável. Roraima é o único estado isolado do sistema nacional.

Segundo o Ministério de Minas e energia, a implementação da linha permite a redução de custo para os consumidores de todo país, a ampliação da segurança do atendimento à capital de Roraima e a redução do uso de combustíveis fósseis.

Serão construídos cerca de 715 km de linha de transmissão, sendo 425 km no estado de Roraima e 290 km no Amazonas, margeando a BR-174, rodovia federal que liga as duas capitais. A expectativa é de mais de 11 mil empregos diretos e indiretos com as obras, com previsão de serem concluídas em setembro de 2025.

Intercâmbio

Um decreto assinado pelo presidente Lula amplia as possibilidades de intercâmbio de energia elétrica com países que fazem fronteira com o Brasil. Atualmente, o País realiza intercâmbios internacionais com Argentina, Uruguai, ém do Paraguai, por meio da Usina Hidrelétrica Binacional Itaipu. O decreto vai permitir realizar contratos para trazer energia limpa e renovável da Venezuela, da usina de Guri, para garantir o atendimento de Roraima.

Por: Agência Gov


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte