Governo Federal cria grupo de trabalho para aprimorar dados e sistemas corporativos do INSS
Medida foi publicada nesta quinta-feira (17) no Diário Oficial da União. Ministério da Gestão, Dataprev e outros seis órgãos fazem parte do GT
O Governo Federal instituiu, nesta quinta-feira (17/8), grupo de trabalho para a formulação de propostas que contribuam para a melhoria das bases de dados e da gestão dos processos e sistemas corporativos referentes aos benefícios operacionalizados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A iniciativa será coordenada pelo Ministério da Previdência Social (MPS), com participação de dois representantes da Dataprev, INSS, Casa Civil, Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e das pastas da Fazenda e Planejamento. Assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o documento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).
Com previsão de trabalho por seis meses, as reuniões técnicas serão realizadas no Distrito Federal, de forma presencial e mensal. Entre as atividades, compete ao grupo a formulação de propostas para a melhoria na gestão dos cadastros utilizados pelo INSS, mediante interoperabilidade das bases de dados governamentais e, quando aplicável, de outras técnicas e ferramentas específicas de análise de big data; e a atualização, modernização e melhoria dos sistemas corporativos utilizados pelo INSS e geridos pela Dataprev.
De acordo com o decreto, o GT poderá convidar especialistas e representantes de outros órgãos e entidades, públicos e privados, para participar de suas reuniões, sem direito a voto. Nesses casos, caso o convidado esteja em outro estado, a participação será por meio de videoconferência.
Ao final, o GT produzirá um relatório final das atividades, que será enviado aos titulares dos ministérios e da Casa Civil.
Por: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte