Infraestrutura

Governo Federal inaugura rede de fibra óptica para levar internet de qualidade a cidades da região Norte

Infovia 01 vai beneficiar cerca de 3 milhões de pessoas no Pará e Amazonas

07/08/2023 14:52
Governo Federal inaugura rede de fibra óptica para levar internet de qualidade a cidades da região Norte
Foto: Ricardo Stuckert/ PR


O Governo Federal inaugurou, nesta segunda-feira (07/08), uma rede de fibra óptica para levar internet de qualidade a cidades da região Norte. A Infovia 01 vai beneficiar cerca de 3 milhões de pessoas no Pará e Amazonas, e evitar a derrubada de 58 milhões de árvores. A inauguração do trecho foi realizada em Santarém (PA) e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro das cidades, Jader Filho, e da titular da Saúde, Nísia Trindade.   

“Vamos permitir que o filho do pobre, através da internet, possa ter a mesma qualidade de aula que tem o filho do rico, em qualquer lugar desse País. É o Estado que tem que levar o desenvolvimento onde as pessoas estão e não o contrário”, afirmou o presidente durante o evento. 

Os cabos vão de Santarém (PA) até Manaus (AM), somando 1.100 quilômetros de extensão. A banda larga estará disponível nas cidades de Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti, Terra Santa, no Pará, e Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes, no Amazonas, beneficiando cerca de 3 milhões de pessoas. 

A fibra óptica foi instalada no leito dos rios da Amazônia e cada cidade terá uma rede metropolitana própria para levar internet às escolas, unidades de saúde e segurança e outros equipamentos públicos. A Infovia 01 abre também possibilidades de integração com os países Panamazônicos - Colômbia, Peru, Venezuela, Equador, Bolívia, Guianas e  Suriname. “A gente quer desenvolver e criar condições de trabalho digno. Por isso, a Infovia é tão importante. Ele vai permitir que essa conexão chegue a quem precisa”, argumentou o presidente. 

O programa vai implementar oito Infovias com cabos compostos por 24 pares de fibra óptica. Cada par possui capacidade de até 20 terabytes (TB) por segundo, podendo transmitir simultaneamente o equivalente a 200 mil vídeos de streaming em HD com altíssima qualidade. Os cabos foram feitos para durar pelos menos 25 anos submersos. Essa estrutura vai beneficiar pelo menos 10 milhões de brasileiros de 59 municípios do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

Ao levar banda larga a pelo menos três milhões de pessoas, o ministro das cidades reforçou que a Infovia 01 é uma ação fundamental por garantir oportunidades na educação em todos os níveis, já que, sem internet de qualidade, não haverá acesso para todos. “Este gesto do Governo Federal permite algo fundamental para as regiões que ainda carecem profundamente de desenvolvimento e conectividade", ressaltou Jader Filho. 

Outra área beneficiada é a da saúde. Com a chegada da banda larga a indígenas, ribeirinhos, quilombolas entre outras pessoas que vivem em locais afastados, os serviços de saúde poderão atendê-las em suas localidades. 

Os recursos fazem parte dos investimentos do Programa Norte Conectado, de R$1,3 bilhão. Segundo o Ministério das Comunicações serão implementadas oito infovias, totalizando 12 mil quilômetros de extensão, para atender 59 municípios no Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Pelo menos 10 milhões de pessoas serão beneficiadas, por 68 milhões de árvores preservadas, já que esta não é uma rede típica de telecomunicações (enterrada ou posteada).

COP-30: Oportunidades e investimentos na capital paraense

Na presença do governador do Pará, Helder Barbalho, Lula lembrou que a 30ª edição da Conferência do Clima (COP-30) acontecerá em 2025, em Belém (PA), e deve reunir milhares de pessoas em torno do tema de desenvolvimento da Amazônia. Para o presidente, é preciso mostrar que a região não é só a copa das árvores ou rios. Nela moram milhões de Amazônidas que trabalham, produzem, comem e precisam ter acesso à políticas públicas de qualidade.

“O governo assumiu a responsabilidade de criar condições para que Belém possa receber um evento com tamanho potencial, como a COP. É uma tarefa gigantesca. Estamos trabalhando muito para isso”, disse o presidente. 



Por: Agência Gov


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte