Legado e Inspiração: 20 Anos da Tragédia de Alcântara
Homenagem aos Heróis do Programa Espacial Brasileiro
Há duas décadas, em um momento que ficou marcado na história do Programa Espacial Brasileiro, ocorria o maior acidente no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. No dia 22 de agosto de 2003, o trágico episódio que envolveu um foguete VLS (Veículo Lançador de Satélites) abalou a nossa nação e deixou uma profunda marca em nossa jornada espacial.
A "Tragédia de Alcântara" ceifou a vida de 21 heróis que compartilhavam o sonho de ver o Brasil conquistar os céus e explorar o espaço. Eles se preparavam para a missão "Operação São Luís", que levaria ao espaço os satélites brasileiros SATEC e UNOSAT, símbolos do nosso avanço tecnológico e do compromisso com a pesquisa espacial.
Passados 10 anos, em 2013, um monumento foi erguido no Memorial Aeroespacial Brasileiro, em São José dos Campos (SP), para honrar a memória desses corajosos profissionais e relembrar o que fizeram em prol do Programa Especial Brasileiro.
Hoje, a Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), marca este momento não apenas para recordar o triste acontecimento, mas, também, para prestar homenagem a esses heróis, suas famílias e seus colegas de trabalho. Seus legados continuam vivos, impulsionando nosso setor espacial e inspirando todos os brasileiros.
Destemidos, esses profissionais trilharam um caminho difícil, enfrentaram desafios monumentais e deixaram uma herança valiosa para as gerações futuras. Eles personificam o espírito de perseverança que nos motiva a nunca desistir, mesmo diante das adversidades mais duras.
Neste dia, reafirmamos o nosso compromisso com o progresso do Programa Espacial Brasileiro. Das lições aprendidas e da coragem demonstrada por esses verdadeiros heróis encontramos inspiração para continuar avançando. Vamos transformar essa data em um marco de união, de força e de generosidade.
Que a memória desses bravos pioneiros ilumine nosso caminho rumo às estrelas e que, através das suas histórias, possamos continuar escrevendo os capítulos de nossa jornada espacial com dedicação, determinação e esperança.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais ( SINDAE ), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação ( MCTI ), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
Por: Agência Espacial Brasileira (AEB)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte