Educação

Livro infantil atiça curiosidade pela experimentação científica

“Bel, a experimentadora”, do professor Bruno Gualano, incentiva a curiosidade das crianças e faz referência a pesquisadores de destaque no mundo

24/08/2023 14:06
Livro infantil atiça curiosidade pela experimentação científica
Foto: Divulgação/USP

 

Atiçar a curiosidade das crianças pela pesquisa científica. Esse é o principal objetivo da personagem do livro ‘Bel, a experimentadora’, do professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Bruno Gualano. A publicação foi lançada nesta quinta-feira, 24, no Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas na capital paulista.

O livro conta as aventuras da Bel, uma menina que quer desvendar os porquês das coisas. Ela brinca de experimentações com Galileu, seu gatinho assistente. A publicação traz personalidades relevantes da Ciência no mundo, como a polonesa Marie Curie, que revolucionou o estudo da radioatividade e recebeu duas vezes o Prêmio Nobel, e italiano Galileu Galilei, considerado o “pai da astronomia observacional”.

Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, também é mencionada no livro por ser uma das maiores autoridades brasileiras sobre mudanças climáticas e referência mundial no estudo da ecologia de ecossistemas e da biodiversidade. Em mensagem de vídeo enviada para o lançamento da publicação, ela destaca que “o letramento científico é uma parte importante da consolidação da Ciência na sua contribuição para o bem-estar da população brasileira e da sociedade de uma forma geral. Através da Ciência, a gente consegue interpretar fatos novos, buscar novas ideias e trazer inovação. Essa curiosidade é natural nas crianças”.

A obra tem o prefácio da cientista Natália Pasternak e ilustrações da artista gráfica Catarina Bessel. “Se cada criança, em cada cantinho deste País, tivesse a oportunidade de descobrir o poder transformador do pensamento científico, tenho a convicção de que teríamos uma sociedade mais crítica, saudável, próspera e equitativa”, destaca Bruno Gualano, um dos criadores do canal de divulgação Ciência InForma e colunista da Folha de S.Paulo.

Na primeira edição do livro, 80% da tiragem será destinada à doação, com o apoio da USP e de empresas parceiras, atendendo hospitais infantis. A publicação pode ser adquirida pelo site www.lojamoah.com.br/bel-a-experimentadora .

Por:  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) 

 

Link: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/livro-infantil-atica-curiosidade-pela-experimentacao-cientifica
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte