Social e Políticas Públicas

MDS e Instituto Brasil a Gosto se unem para pensar em estratégias de valorização dos alimentos tradicionais brasileiros

Objetivo é incentivar a produção de alimentos, elevando a renda de quem produz e estimulando o consumo de itens saudáveis

16/08/2023 15:04
MDS e Instituto Brasil a Gosto se unem para pensar em estratégias de valorização dos alimentos tradicionais brasileiros

 

O trabalho do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) rumo ao objetivo de reduzir a pobreza e tirar o Brasil do mapa da fome segue a todo vapor. Nesta quarta-feira (16.08), o ministro Wellington Dias teve agenda com a presidente do Conselho do Instituto Brasil a Gosto, Ana Luiza Trajano, para traçar estratégias voltadas para a valorização dos alimentos tradicionais brasileiros.

“Fizemos uma proposta para que o instituto possa nos ajudar a organizar, dentro de programas já existentes como o PAA, que a gente tem como financiar e incentivar a produção de alimentos, caminhando cada vez mais para o alimento saudável”, explicou o ministro. “É preciso ampliar o a agregação de valor a esse alimento. Mandioca, frutas, legumes, produtos que são muito comuns, já de domínio na produção por parte dessas famílias que hoje estão no Cadastro Único e no Bolsa Família. Fazer crescer o mercado, na rede de restaurantes, no consumo das famílias, e a um preço justo, que possa permitir a elevação da renda de quem produz”, concluiu Dias.

O Instituto Brasil a Gosto tem a missão de fomentar projetos que valorizem os ingredientes nacionais e garantam sua acessibilidade ao público. Com base em pesquisas teóricas e empíricas por todo o país, ele atua como instrumento de difusão da cultura e dos costumes nacionais por meio da gastronomia.

Ana Luiza apresentou as iniciativas do instituto ao ministro e se mostrou disposta a unir esforços com o MDS. “Muita satisfação em perceber a sinergia entre os projetos do ministério e o propósito do Instituto Brasil a Gosto. Tenho certeza de que, com o ministro Wellington Dias, construiremos uma parceria saborosa para o Brasil”, celebrou. Também participou da reunião a diretora-geral do instituto, Isabel Moherdaui Bernardoni.

“O objetivo é reduzir a pobreza com alimento saudável, alimento de qualidade, levando em conta a tradição e os costumes de cada região do Brasil”, apontou o ministro.

 

Por: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Link: https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/mds-e-instituto-brasil-a-gosto-se-unem-para-pensar-em-estrategias-de-valorizacao-dos-alimentos-tradicionais-brasileiros
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte