MDS promove debate sobre a desigualdade racial no Brasil
A Cor da Desigualdade no Brasil foi o tema do Sexta com Debate, evento da Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único
A Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad) e o Departamento de Monitoramento e Avaliação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) realizaram mais uma edição do Sexta com Debate. O tema foi A Cor da Desigualdade no Brasil.
A desigualdade racial no País foi destrinchada dentro das vertentes da escolarização, saúde e renda. O evento discutiu como incentivar a criação de políticas públicas voltadas para homens e mulheres negros. "As políticas públicas precisam dar suporte e oportunidade de mudança para toda uma sociedade moldada no racismo. Só assim vamos ter um país com mais igualdade”, afirmou Késsia Oliveira da Silva, coordenadora-geral de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS).
O encontro contou com a palestra do coordenador do Núcleo de Estudos Raciais do Instituto de Ensino e Pesquisa (Inspper), Michael França, e teve como debatedoras Tatiana Dias, diretora de Avaliação e Monitoramento do Ministério da Igualdade Racial (MIR), e Késsia Oliveira da Silva, coordenadora-geral de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da SNAS do MDS.
Em sua apresentação, França falou sobre os resultados da pesquisa do Insper em torno da desigualdade de raça nas três áreas (educação, saúde e renda), que teve os objetivos de medir a desigualdade racial no Brasil, contribuir para o debate público, treinar novos pesquisadores e auxiliar no desenho de políticas públicas.
“Além de ser um país com muitas pessoas pobres, grande parte dessas pessoas são pretas. É preciso construir políticas que acabem com esse ciclo vicioso”, ressaltou o Michael França.
Para Tatiana Dias, os estudos ajudam no debate, mas é preciso utilizá-los como fonte de novas políticas públicas. “A gente perde a oportunidade de usar esses estudos, que são valiosíssimos e de suma importância, para a construção de políticas feitas para a sociedade”, disse.
Já Késsia destacou o grande volume de pessoas pretas presentes no Cadastro Único e que recebem o Bolsa Família, evidenciando a realidade da desigualdade racial no Brasil. “Precisamos combater toda uma estrutura racial neste país e, para isso acontecer, as políticas públicas precisam dar suporte e oportunidade de mudança para toda uma sociedade moldada no racismo. Só assim vamos ter um país com mais igualdade”, assegurou a coordenadora da SNAS.
Sexta com Debate
O Sexta com Debate é um evento que busca propagar conhecimento e promover a reflexão, estudos técnicos e científicos de temas importantes para o MDS, estimulando uma pluralidade de pontos de vista acadêmico e da sociedade.
Por: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte