MEC debate educação na Amazônia Legal
Programa Itinerários Amazônicos levará formação docente e materiais pedagógicos para compor o currículo das redes de ensino da região
O Ministério da Educação (MEC) , representado pela Secretaria de Educação Básica (SEB), participou d o lançamento do programa Itinerários Amazônicos , na quinta-feira, 17 de agosto , no Centro Cultural dos Povos da Amazônia. A iniciativa do Instituto I ungo , Instituto Reúna e Uma Concertação pela Amazônia tem investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ( BNDES ) , Fundo de Sustentabilidade Hydro, Instituto Arapyaú , Movimento Bem Maior e patrocínio da Vale. Redes públicas de ensino de 8 dos 9 estados por onde se estende a Amazônia Legal já aderiram ao programa: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins. Juntos, e les têm mais de 54 mil professores, 1 milhão de estudantes e 3 mil escolas de ensino m édio.
Com duas frentes complementares – materiais curriculares e formação continuada de professores e gestores escolares –, o programa Itinerários Amazônicos visa levar, de forma aprofundada, temas que tocam a região , como mudanças climáticas, questões sociais, culturais e econômicas , de maneira articulada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os currículos estaduais de ensino médio. A iniciativa foi destacada pelo especialista mundial em currículo, Dr. Phill Lambert, como exemplo na área educacional para o avanço rumo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas ( ONU ) .
O diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação da SEB , Lourival José Martins Filho, representou a s ecretária Kátia Schweickardt no evento e afirmou que todo brasileiro deveria saber sobre a Amazônia. “Não importa o estado da Federação: deveríamos ‘ amazonizar ’ o currículo para que todo cidadão brasileiro tivesse essa compreensão mínima, fosse alfabetizado no sentido de saber o que é a Amazônia e o que ela representa”, afirma.
Para Paulo Andrade, presidente do Instituto I ungo , o programa Itinerários Amazônicos “é dos jovens e educadores amazônidas, das equipes gestoras das escolas, dos formadores das redes de ensino. Tudo o que foi e está sendo construído em termos de conteúdo e formação é fruto de um trabalho colaborativo de mais de 120 pessoas, a maioria composta por profundos conhecedores da Amazônia Legal ” . Além disso, afirmou que “ o programa é uma resposta à necessidade de agir, com urgência, para enfrentar os desafios em relação às questões climáticas, desigualdades, à promoção da vida e à educação das diversas populações do planeta”.
De acordo com a secretária executiva da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, Fernanda Rennó, “ o programa Itinerários Amazônicos coloca a educação no centro das discussões sobre desenvolvi mento, quando fortalece capacidades institucionais, e, acima de tudo, promove uma construção em rede a partir de uma abordagem sistêmica sobre as a mazônias ” .
A diretora executiva do Instituto Reúna, Katia Smole , defendeu a diversidade e a regionalidade no processo. “Uma das grandes riquezas da proposta do ensino médio é trazer a diversidade do Brasil e de suas juventudes para o centro da educação. Dar visibilidade ao jovem amazônida, seu projeto de vida a partir de seu território e fazer com que ele compreenda novas formas de ver e viver sua regionalidade é u m dos maiores propósitos dos Itinerários Amazônicos”, decl a rou .
Itinerários Amazônicos – O programa Itinerários Amazônicos propõe percursos de ensino e aprendizagem que combin em temas, saberes e questões amazônicas às competências e práticas de áreas do conhecimento previstas pela BNCC: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens, matemática, projetos de vida e educação profissional e técnica.
Por: Ministério da Educação (MEC), com informações do programa Itinerários Amazônicos
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