MEC detalha política de alfabetização em congresso da área
Secretarias de Educação Básica e de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão representaram Ministério da Educação no Congresso Brasileiro de Alfabetização
O Ministério da Educação (MEC), representado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) e pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão ( Secadi ) , participou do VI Congresso Brasileiro de Alfabetização ( CONBAlf ) , em Belém, Pará. O evento, que aconteceu de 16 a 18 de agosto, na Universidade Federal do Pará (UFPA) , reuniu mais de 1 . 500 professores e professoras alfabetizadores de todas as regiões do Brasil , além de pesquisadores e gestores educacionais .
A partir do tema “Alfabetização e Democracia: Direto à Leitura e à Escrita”, a conferência científica e pedagógica promoveu discussões em torno do acesso de crianças, jovens, adultos e idosos à cidadania através de competências leitoras e escritoras. Foram apresentados 370 trabalhos durante o encontro com o intuito de promover a reflexão e divulgação de práticas relativas à alfabetização, abordando o papel das políticas públicas no campo. As desigualdades regionais e o papel da educação na inclusão e na garantia dos direitos humanos foram tópicos evidenciados no encontro, que aconteceu pela primeira vez na região Norte.
O diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação da SEB, Lourival José Martins Filho, representou a Secretaria de Educação Básica no evento e apresentou as premissas epistemológicas para a formação docente no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Já a Secadi foi representada por Maria do Socorro Alencar Nunes, Coordenadora-geral de Alfabetização.
De acordo com Maria do Socorro, a política de alfabetização foi bem aceita e aplaudida pelos participantes do congresso, que externaram aguardar, há muito tempo, por uma política nacional de educação de jovens e adultos (EJA), assim como de alfabetização. “ Os participantes consideraram que, da forma como está sendo apresentada, a proposta vem a atender anseios da educação de jovens e adultos, especialmente após uma interrupção da oferta da EJA”. A coordenadora-geral de Alfabetização da Secadi também pontuou que os participantes do evento ficaram impressionados com o nível de estruturação que a proposta já apresenta.
“ É fundamental o diálogo que o MEC estabelece com pesquisadores e professores do campo da alfabetização por meio deste congresso e de outras ações em andamento ”, destacou a Presidente da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF), Adelma Mendes. A retomada do diálogo com o Ministério da Educação também foi celebrad a por Selma Pena , Coordenadora-Geral do CONBalf e professora da UFPA. “É uma reafirmação do sentimento nacional de reconstrução do Brasil , que passa pela parceria de todos os atores públicos em prol da alfabetização nacional ”, defendeu a coordenadora.
O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Alfabetização, em parceria com diversas redes e sistemas de ensino, além de 21 universidades federais e estaduais : Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Amapá , Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Pernambuco , Universidade Federal de Rondonópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de São João deli -Rei , Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal Fluminense.
Por: Ministério da Educação (MEC)
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