Educação

MEC empossa Comissão Nacional de Educação Bilíngue de Surdos

Colegiado é formado por representantes do governo e da sociedade civil. Objetivo é formular e implementar a Política Nacional da Educação Bilíngue de Surdos

22/08/2023 19:23
MEC empossa Comissão Nacional de Educação Bilíngue de Surdos
Foto: Divulgação/MEC

 

O Ministério da Educação (MEC) , por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão ( Secadi ) , empossou os membros da Comissão Nacional de Educação Bilíngue de Surdos (CNEBS) . O colegiado foi apresentado , nesta terça-feira, 22 de agosto, durante a abertura d o evento “Resgatar a ‘Educação que nós surdos queremos’: construir e legitimar a Política Nacional da Educação Bilíngue de Surdos como modalidade de ensino ”. O encontro ocorre até esta quarta-feira, 23 de agosto, no auditório do Anexo I do MEC.

Durante a abertura do evento, a secretária da Secadi , Zara Figueiredo, lembrou a importância da participação social na elaboração e implementação de políticas públicas, bem como o compromisso da Sec retaria em trabalhar de forma democrática, junto à comunidade bilíngue de surdos. Se esse espaço de participação entende que temos que resgatar, const ruir , legitimar, fortalecer, seja qual for o verbo que usamos, quero que vocês saibam que a Secadi est á pronta para fazer isso junto com vocês , p or q ue essa é a nossa compreensão do que é política pública ”, esclareceu .

O diretor de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos da Secadi , Falk Soares, considerou a posse da comissão um marco histórico e uma conquista, fruto do movimento da comunidade bilíngue de surdos , assim como os normativos em prol desse público . Nesse momento, a nossa diretoria recebe com muita satisfação essa comissão, que visa, junto com a Secadi , por meio da participação da sociedade civi l , construir e legitimar a educação bilíngue de surdos , a fim de aprimorar e garantir o acesso à ed ucação de surdos, su r docegos , deficientes auditivos sinalizante s , su r dos com def iciência s associadas e altas habilidades ou superdotação , afirmou .

Participantes Entre os convidados para a reunião estavam representantes das seguintes secretarias do MEC: de E d ucação Básica (SEB) ; de Educação Superior ( Sesu ); e de Educação Profissional e Tecnológica ( Setec ).

Também participaram do evento representantes d o Fórum Nacional de Educação (FNE) , do Instituto Nacional de Educação de Surdos ( Ines ), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação ( Foncede ), do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Defensoria Pública da União (DPU).

Programação – Além da apresentação dos membros da comissão, a programação d o primeiro dia do evento também foi compost a por painéis e diálogo s entre representantes das secretarias do MEC e as entidades representativas .

CNEBS Institu í da pela Portaria nº 99 3/2023, a Comissão Nacional de Educação Bilíngue de Surdo é f ormad a por representantes do governo e da sociedade civil . O colegiado tem o objetivo de assessorar o Ministério da Educação na formulação e implementação da Política Nacional da Educação Bilíngue de Surdos , bem como na execução das ações de educação voltadas para as comunidades bilíngue de surdos, surdocegos , pessoas com deficiência auditiva sinalizante s , surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas.

 

Por: Ministério da Educação (MEC)

Link: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/agosto/mec-empossa-comissao-nacional-de-educacao-bilingue-de-surdos
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte