MEsp recebe secretário e prefeitos do Pará para tratar da COP-30, Jogos Indígenas e projetos de esporte para todos
Comitiva de representantes paraenses encontrou a ministra Ana Moser no momento em que o estado se prepara para receber a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP-30, em novembro de 2025, na capital Belém
A ministra do Esporte, Ana Moser, recebeu representantes estaduais, municipais e parlamentares do Pará, na tarde desta quinta-feira (03/08), que solicitaram a parceria do ministério para a realização de grandes eventos agendados no estado. Entre eles, apoio à organização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP-30, e à realização dos Jogos Indígenas, e reforço ao pleito de adesão de municípios aos programas do MEsp voltados ao esporte para todos.
Sob a expectativa de que o mundo estará de olho no Pará na COP-30, o secretário estadual de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, considera que todo o apoio e a expertise de órgãos acostumados com grandes eventos são bem-vindos.
“Vivemos em um estado da Amazônia que está em crescimento e vivendo os preparativos da COP-30. Tivemos a cidade de Belém escolhida para a primeira partida da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, dia 8 de setembro, no Mangueirão. Temos dois clubes com as torcidas entre as dez maiores do país. Falar de Amazônia é também falar de esportes”, disse o secretário, que convidou a ministra para estar na partida Brasil x Bolívia.
Sem realizar Jogos Indígenas há 13 anos, o governo do Pará pretende voltar a organizar a competição, reunindo cerca de 16 etnias e nove modalidades. “Vamos juntar comunidades indígenas que vivem no estado do Pará, de quase todos os municípios, e queremos contar com o apoio do ministério”, explicou.
No encontro, a comitiva também reforçou o interesse pela adesão das prefeituras de Santa Luzia do Pará, Brejo Grande do Araguaia, Garrafão do Norte, Benevides e Paragominas aos programas do MEsp de implementação das Academias ao Ar Livre e das Praças Poliesportivas, com a presença dos prefeitos Adamor Aires de Oliveira (Sta. Luzia do Pará) e Jesualdo Nunes Gomes (Brejo Grande do Araguaia).
A criação dos equipamentos públicos faz parte da Política Nacional de Infraestrutura do Esporte, na linha de Apoio à Implantação e à Modernização de Infraestrutura para Esporte Educacional, Recreativo e de Lazer.
“Os projetos que apresentamos são importantes, porque são cidades que convivem com comunidades indígenas e atividades esportivas diariamente. É simbólico para levarmos políticas a esses municípios”, reiterou Cássio.
A ministra afirmou que o Ministério do Esporte está pronto para apoiar as pautas no que for possível, considerando que a Norte é uma Região que o MEsp trata como um território de amplo interesse para a chegada das políticas de esporte para a população. “São projetos que interessam a todo mundo, bancada parlamentar, Governo Federal, sob esse olhar da responsabilidade socioambiental e que inclui as pessoas, além das intersecções com o esporte”, considerou Ana Moser.
Por: Ministério do Esporte
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte