MEsp vai integrar Comitê Interministerial de Tecnologia Assistiva
O convite é resultado de articulação para unir esforços dos Ministérios do Esporte (MEsp), da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para impulsionar a prática do paradesporto nas escolas
Em mais um passo para enfrentar o desafio de tornar o paradesporto uma realidade nas escolas brasileiras, o Ministério do Esporte vai integrar o Comitê Interministerial de Tecnologia Assistiva (Cita). O convite foi feito durante reunião do secretário nacional do Paradesporto da pasta, Fábio Araújo, com o secretário da Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, e aceito na tarde desta quinta-feira (11.08).
“A presença na retomada dos trabalhos do Cita é fundamental para o MEsp. Estamos elaborando uma lista de equipamentos para serem introduzidos nas escolas como meio de o paradesporto acontecer e que as pessoas com deficiência nas escolas sejam de fato incluídas nas atividades físicas”, analisou Fábio.
A reunião é parte da articulação interministerial iniciada no último dia 31 , com a secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do MEC.
O investimento na prática esportiva para crianças com deficiência e a consolidação de uma inclusão real, com ampla participação em toda a dimensão da vida escolar, são para o secretário uma forma de formar cidadãos social e economicamente ativos no futuro.
“Atualmente vemos iniciativas de inclusão, mas que acontece ainda em um nível longe do ideal. É comum as crianças com deficiência ficarem à margem da educação física tanto porque o professor não sabe lidar com a deficiência quanto pela falta de equipamentos que proporcionem condições de participação para elas nas atividades”, avaliou Fábio.
Para Inácio Arruda, o encontro evidenciou a necessidade da atuação intersetorial, aliando atores ligados a pesquisa científica e inovação tecnológica, bem como a assistência na área da Saúde.
Ele reiterou ainda a importância da participação do MEsp no reinício dos trabalhos do Cita. “Trabalharmos em parceria com o Ministério do Esporte é um diferencial em prol das políticas públicas. Essa retomada do Comitê Inteministerial de Tecnologia Assistiva é fruto de uma visão muito importante da inclusão como um conceito amplo, a exemplo do Programa Viver Sem Limite, uma das marcas de gestão da presidenta Dilma Rousseff. Ninguém pode ficar de fora.”
Após os anos de interrupção e desmonte das políticas, Inácio exalta o momento de reconstrução. “O que vemos, a exemplo dessa articulação, é o retorno da sensibilidade e do conhecimento da importância do ponto de vista político, econômico e social da pauta das pessoas com deficiência para a construção sólida de uma sociedade”, concluiu.
Também participaram da reunião a diretora de Tecnologia Social, Economia Solidária e Tecnologia Assistiva do MCTI, Sônia da Costa; o secretário executivo do Cita, Ricardo Padilha, e a diretora de Projetos Paradesportivos de Lazer e Inclusão Social da Secretaria Nacional de Paradesporto do MEsp, Nayara Falcão.
Por: Ministério do Esporte
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte