Direitos humanos

Ministério da Igualdade Racial vai convocar reunião do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo Religioso para tratar da morte da Mãe Bernardete

Em nota, pasta informou que uma comitiva interministerial irá a Salvador para se reunir com autoridades locais e prestar solidariedade aos familiares da vítima

18/08/2023 09:42
Ministério da Igualdade Racial vai convocar reunião do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo Religioso para tratar da morte da Mãe Bernardete
Foto: Divulgação MIR


Recebemos com extrema consternação a notícia que a yalorixá, ex-Secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e líder da comunidade quilombola de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, Mãe Bernardete, foi brutalmente assassinada na noite desta quinta-feira (17/08).

Após ter seu terreiro invadido, Mãe Bernardete foi assassinada. É preciso que as investigações sejam feitas com celeridade e com a máxima diligência, já que o assassinato de uma líder religiosa é uma violência contra todo um povo.

O Ministério da Igualdade Racial está em contato com o governo do Estado da Bahia, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Secretaria de Segurança Pública e com a Defensoria Pública do Estado para apurar melhor o caso.

Amanhã (19/08), uma comitiva liderada pelo MIR, junto aos Ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos, irá presencialmente à Bahia para realizar reunião presencial junto aos órgãos do estado e atendimento às vítimas e familiares e para garantir que seja priorizada a proteção e defesa do território.

Em julho deste ano, estivemos em Salvador para o lançamento do Encontros Abre Caminhos pelo Brasil. O Abre Caminhos tem como objetivo produzir diagnóstico junto a Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana sobre o racismo religioso no país e elaborar políticas de enfrentamento ao racismo religioso e para a salvaguarda dos povos de terreiro de matriz africana.

Convocaremos uma reunião extraordinária do GT de Enfrentamento ao Racismo Religioso para que providências sejam tomadas sobre o caso no âmbito interministerial.

O ataque contra terreiros e o assassinato de lideranças religiosas de matriz africana não é pontual. Mãe Bernardete - defensora de direitos humanos, mãe de vítima de violência, política e yalorixá - tinha muitas lutas, e a luta pela liberdade e direitos para todo o povo negro e de terreiro tranversalizava todas.

Que os orixás acolham Mãe Bernardete. Toda a solidariedade aos familiares . E nosso profundo compromisso com todo o povo de axé!

Trabalharemos e lutaremos por respeito e dignidade!

Por: Ministério da Igualdade Racial

Link: https://www.gov.br/igualdaderacial/pt-br/assuntos/copy2_of_noticias/ministerio-da-igualdade-racial-esta-trabalhando-para-apurar-a-morte-da-mae-bernadete
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte