Ministério da Saúde discute oportunidades de qualificação para profissionais do Mais Médicos
Curso de especialização e mestrado profissional serão ofertados a partir de 2024
O Ministério da Saúde realizou reunião com instituições de ensino para pactuar ciclos formativos dos profissionais que integram o Programa Mais Médicos. Além do curso de especialização oferecido a todos os participantes do programa, também será ofertado o mestrado profissional na área de Saúde da Família. As qualificações serão disponibilizadas no início de 2024.
Durante o encontro, foi definido o cronograma de oferta de vagas para o mestrado profissional e para outras possibilidades de trilhas formativas. Também ficou acordado que as secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e de Atenção Primária vão disponibilizar, em parceria com as instituições presentes na reunião, as ações educacionais que atendam às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e a qualificação desses profissionais, que participarão da formação enquanto atuam na atenção à saúde dentro dos territórios.
De acordo com a secretária Isabela Pinto, parte desses trabalhadores já possui algum tipo de especialização na área de Medicina de Família e Comunidade, o que os habilitaria a seguir, também, para o mestrado profissional. “O Ministério da Saúde, junto com as instituições formadoras, definirá o melhor formato e desenho para garantir que eles possam fazer o mestrado profissional do SUS. Esse é o primeiro passo de ciclos formativos que acontecerão, todos acompanhados pela SGTES e pela SAPS”, afirmou.
Participaram da discussão representantes da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), e de instituições participantes do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde) e da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (Renasf), que juntas somam mais de 50 instituições de ensino vinculadas.
Por: Ministério da Saúde
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte