Ministério da Saúde leva assistência a prefeitos e gestores na primeira edição da Caravana Federativa
Promovido nesta quinta (24) e sexta (25), em Salvador (BA), evento reúne outros 33 ministérios para resolver demandas das administrações municipais
Em seu quarto mandato como prefeita de Lauro de Freitas, na Bahia, Moema Gramacho considera que vive um momento especial na política. Ela está entre as várias gestoras e gestores baianos que participaram da primeira edição da Caravana Federativa, realizada nesta quinta-feira (24), em Salvador. A iniciativa reúne 34 ministérios, incluindo o da Saúde, para levar atendimento aos prefeitos em seus estados, evitando grandes deslocamentos até Brasília e dando maior chance de resolutividade às demandas dos mandatários.
“Estamos fazendo o inverso. Sempre os prefeitos e prefeitas iam até Brasília para buscar os serviços. Agora, estamos vendo os ministérios vindo até os prefeitos. Quero dizer o quanto é importante ter acesso a esses serviços, que a gente entenda como ele funciona e que a gente possa ter antecedência de conhecimento para poder participar das ações, se cadastrando dentro dos prazos”, afirma a prefeita Moema.
Quem também disse estar entusiasmada com o atendimento foi a prefeita de Nilo Peçanha (BA), Jacqueline Soares. “Essa caravana é importante principalmente para aproximar os municípios do governo federal. Fomos buscar informações sobre atendimento de urgência e emergência que, no nosso caso, é a implantação do SAMU em nosso município. Acredito que, com esse apoio, vamos conseguir”, disse.
Representando o governo federal como coordenador da caravana, durante a abertura oficial do evento, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ressaltou a necessidade de diálogo com os municípios para ampliar o acesso aos principais programas de Estado. “Essa iniciativa é uma decisão do presidente, que disse que o governo federal não pode ficar parado em Brasília. É para chegar perto dos municípios, do povo. A gente não desenvolve o país sem uma forte parceria com as prefeitas, os prefeitos e os gestores municipais”, disse o ministro.
O Zé Gotinha também marcou presença na Caravana Federativa, lembrando a população da importância de manter a caderneta de vacinação atualizada. A programação inclui, além de serviços e atendimentos, painéis e workshops.
Serviço aos prefeitos
A Caravana Federativa foi montada em espaço na área verde da Assembleia Legislativa, no Centro Administrativo, em Salvador. A expectativa, de acordo com o Governo da Bahia, é receber, pelo menos, 250 prefeitos e representantes de prefeituras baianas até o encerramento da caravana, nesta sexta-feira (25).
Na sala de atendimento do Ministério da Saúde, além de orientações sobre demandas nos sistemas da Pasta, os prefeitos estão recebendo a cartilha “Ministério da Saúde e o Fortalecimento do SUS”, que apresenta aos entes federativos e à sociedade as principais informações das secretarias do Ministério, bem como ações e programas prioritários em andamento.
Por meio da cartilha, com o celular, os gestores podem acessar um QR Code que direciona para seção no site do Ministério da Saúde onde são divulgados os conteúdos especiais e informações sobre o apoio aos estados e municípios, como envio de insumos, medicamentos, vacinas e suporte ao Sistema Único de Saúde (SUS), além de campanhas e ações estratégicas.
“Estamos aqui para tirar dúvidas, fazer encaminhamentos e orientar sobre serviços de rotina dos gestores, de forma multisetorial, porque estamos em um time completo, com a equipe da Atenção Primária, da Atenção Especializada, da Secretaria Executiva e de outras secretarias envolvidas, para dar esse suporte”, explica Rodrigo Ribeiro, assessor da equipe de Coordenação, Gestão e Apoio Estratégico do Ministério da Saúde.
Por: Ministério da Saúde
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte