Ministério do Esporte e CNPq abrem chamada para seleção de projetos de pesquisa e extensão em esporte e atividade física
A chamada contempla quatro linhas temáticas para difusão do esporte e atividades físicas na utilização de equipamentos públicos; abordagens educativas em escolas públicas, estratégias de promoção da saúde no SUS e tecnologias sociais para pessoas com deficiência.
Para combater o sedentarismo e elevar o Brasil a um patamar de nação esportiva, com inclusão e o impulso da pesquisa científica, o Ministério do Esporte (MEsp) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram nesta terça-feira (29.08) a Chamada n° 19/2023 para apoio a projetos de pesquisa e extensão para difusão do esporte e de atividades físicas para todas e todos.
Os interessados podem enviar suas propostas até o próximo dia 28 de setembro.
Para a ministra do Esporte, Ana Moser, a ação celebra a união de forças entre a vontade política de promover o esporte em todas as suas dimensões com o apoio da pesquisa científica.
“Queremos democratizar o esporte e as atividades físicas no país e a participação da comunidade científica é fundamental pra qualificar essa ação. A popularização do esporte atende direitos básicos de saúde, bem-estar, a ocupação saudável para pessoas idosas, a busca por autonomia e qualidade de vida das pessoas com deficiência o que faz da pesquisa científica uma importante aliada”, destacou Ana Moser.
Criado em 1951, o CNPq é uma agencia voltada ao fomento da pesquisa e produção para todas a áreas do conhecimento.
Para o diretor científico do CNPq e professor da UFBA, Olival Freire, entende que a ação é um ponto de partida para uma ação contínua de colaboração em pesquisa sobre a prática das atividades físicas e esportivas no país
“Ficamos muito animados desde que fomos procurados pelo Ministério do Esporte sob esta compreensão de que esporte e atividades físicas são objeto de pesquisa científica, em todas as suas dimensões, não importa se o cidadão é um esportista de alto rendimento, se vai fazer atividades para a sua saúde e bem-estar ou integração social e comunitária”, comentou Olival.
Objetivo e linhas temáticas
Entre os objetivos da chamada está o fomento de ações de extensão vinculadas às iniciativas das redes locais e utilizando núcleos catalisadores da Rede de Desenvolvimento do Esporte, além do desenvolvimento de equipamentos tecnológicos voltados para melhoria do desempenho de atletas e pessoas com deficiência.
Com implementação iniciada pelo MEsp, a Rede de Desenvolvimento do Esporte é uma iniciativa baseada no conceito de redes de políticas públicas que considera a complexidade e diversidade dos contextos sociais e dos atores envolvidos aproveitando a experiência acumulada por entidades estatais e não estatais nos territórios.
Projetos que promovam ações de educação, popularização e/ou divulgação científica para diferentes tipos de público como em escolas, museus, centros de ciências, jardins botânicos, centros de visitantes de unidades de conservação e organizações não-governamentais também podem ser submetidos.
Confira a Chamada CNPq/MEsp nº 19/2023
Por: Ministério do Esporte (MEsp)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte