Ministério do Trabalho e Emprego implanta o Sistema de Processo Eletrônico (SEI)
Mecanismo garante mais transparência e eficiência administrativa, além de permitir melhoria no relacionamento com o cidadão
O Ministério do Trabalho e Emprego implementa, nesta segunda-feira (28), o Sistema Eletrônico de Informações (SEI-MTE), buscando aprimorar a gestão de processos e documentos do órgão e a transparência dos processos administrativos para a sociedade.
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e distribuído pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI), é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos, e tem como objetivo promover a eficiência administrativa. O SEI integra o Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônico.
O Ministério do Trabalho e Emprego conta com, aproximadamente, 11.000 usuários e quase 2.000 unidades ativas. Por mês, em média, são gerados, aproximadamente, 30.000 processos, 100.000 documentos, sendo o acervo corrente de processos da ordem de 240.000 processos, o que dá a dimensão da relevância do sistema de processo eletrônico atualmente, para a prestação de serviços ao cidadão.
Conheça o sistema
O novo sistema, as funcionalidades, o cadastro e acesso de usuários externos podem ser acessados por meio da página do SEI-MTE na internet: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/acesso-a-informacao/sei .
A protocolização de documentos para o Ministério do Trabalho e Emprego poderá ser realizada, a partir do dia 28 de agosto de 2023, por aqui .
Para o envio externo de processos ao Ministério do Trabalho e Emprego, consulte aqui .
Por: Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte