Esporte

Ministério participa do lançamento do curso de Promoção da Atividade Física na Atenção Primária à Saúde

Curso discutirá a importância da promoção da atividade física na agenda global da saúde pública e no SUS

08/08/2023 18:13
Ministério participa do lançamento do curso de Promoção da Atividade Física na Atenção Primária à Saúde

 

O Ministério do Esporte, representado pelo diretor de Projetos Joelmo Jesus, esteve presente na sexta-feira (4/8), no lançamento do curso de Promoção da Atividade Física na Atenção Primária à Saúde, promovido pelo Ministério da Saúde. O curso é disponibilizado pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde UNA-SUS, e tem o objetivo de fomentar ações, programas e políticas de promoção da atividade física nos instrumentos de planejamento e de gestão do SUS, ampliando a compreensão de que a promoção da atividade física é uma estratégia de cuidado integral na Atenção Primária da Saúde.

A democratização do esporte por toda a sociedade é um ponto primordial desta gestão do setor, e ganha forma com a criação da Rede de Desenvolvimento do Esporte , que depende de parcerias com outras pastas, entre elas saúde, educação e desenvolvimento social, para contemplar toda a população, e que deve ser assinada em breve pelo presidente Lula.

A rede tem como objetivo estruturar redes regionais, buscando interligar instituições, projetos e ações, com a meta de aumentar a prática de atividades físicas, de crianças, jovens e adultos até a terceira idade, envolvendo o esporte amador, de base, a excelência esportiva, o paradesporto, ou seja, o esporte em todas as dimensões. Para isso, o MEsp trabalha mapeando os territórios para realizar um diagnóstico dos equipamentos disponíveis a serem utilizados pela população.

O diretor de Prevenção e Promoção da Saúde da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Andrey Lemos, destacou que a atenção primária é fundamental nas ações de promoção e prevenção de cuidado da população brasileira. “Nossa secretaria tem como objetivo ampliar cada vez mais a nossa presença no território nacional para pensar ações de prevenção, promoção, proteção e de cuidado da população brasileira. Entendo que existem determinantes sociais que incidem diretamente no adoecimento das pessoas. É preciso reconhecer as práticas e os saberes que já existem e que podem potencializar ainda mais a atenção primária em nosso país.”

Joelmo Jesus destacou que há mais de 100 anos existe uma organização dos ricos em torno da realização de atividade física e de esporte.  “É justamente esse diagnóstico e essa percepção que mobiliza hoje a gestão do Ministério do Esporte, sob a direção da ministra Ana Moser, de compreendermos a importância de um esforço contundente do MEsp para democratizar e ampliar o acesso e a prática de esporte e atividade física no Brasil”, ressaltou.

No âmbito da Rede de Desenvolvimento do Esporte, essa política do SUS é um grande exemplo de como levar o esporte e a atividade física de forma mais abrangente, entendendo diversos fatores, como socioeconômicos, individuais, ambientais, culturais e políticos. Assim, promover o aumento dessa prática depende também da articulação entre os diferentes serviços e da constituição de uma rede de apoio e de ações intersetoriais que possam mapear e oferecer os meios para a prática de atividade física.

 

Por: Ministério do Esporte

 

Link: https://www.gov.br/esporte/pt-br/noticias-e-conteudos/esporte/ministerio-do-esporte-participa-do-lancamento-do-curso-de-promocao-da-atividade-fisica-na-atencao-primaria-a-saude
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte