Ministérios do Esporte e das Mulheres fecham parceria para combater a misoginia nos estádios de futebol
Acordo de cooperação entre as pastas apresentará ações para conscientizar torcedores
Mantendo a programação do Agosto Lilás, as ministras Ana Moser, do Esporte, e Cida Gonçalves, das Mulheres reuniram-se na manhã desta quinta-feira (10/8) para encaminhar um acordo de cooperação que promoverá ações de combate a misoginia nos estádios de futebol pelo Brasil. A proposta tem como objetivo envolver clubes, times e torcidas organizadas para uma grande marcha de conscientização contra a violência de gênero durante partidas de futebol.
A parceria entre os ministérios do Esporte e das mulheres é mais uma entrega da Estratégia Nacional de Futebol Feminino, decreto assinado pelo presidente Lula em março deste ano. “Temos um longo caminho a percorrer para que mulheres e famílias sintam-se protegidas de violências nos estádios de futebol. A Estratégia Nacional de Futebol Feminino é um passo importante para que políticas públicas sejam desenvolvidas no sentido de tornar as torcidas de futebol um espaço acolhedor e amigável para mulheres e meninas de todo o Brasil”, apontou Ana Moser.
Para Cida Gonçalves, as torcidas organizadas ainda são um espaço que está em disputa na luta contra a misoginia. “A nossa ideia é criar uma onda crescente de combate à violência contra as mulheres, e os estádios de futebol podem ser muito importantes para essa nossa marcha contra a misoginia”, disse.
Dentre as ações sugeridas pelas ministras estão, por exemplo, mapeamento dos coletivos de torcedoras organizadas, presença da Delegacia da Mulher durante partidas de futebol e disponibilidade de absorventes femininos nos banheiros nos estádios.
O acordo de cooperação entre as pastas será assinado ainda neste mês, em homenagem ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
Por: Ministério do Esporte
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte