Caravana dos Direitos Humanos tem início com visita do Ministro Silvio Almeida à unidade socioeducativa do ES
Agenda no local incluiu apresentação musical dos socioeducandos e conversa com os adolescentes
A Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), no Conjunto de Cariacica, localizada no Espírito Santo, foi a primeira unidade a receber a visita do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, no âmbito das Caravanas dos Direitos Humanos, nesta segunda-feira (21/08). As agendas no local incluíram apresentação musical dos socioeducandos e conversa com os adolescentes. Articuladas pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), as caravanas ocorrerão por meio de uma série de viagens pelo Brasil para avaliar a situação da população em privação de liberdade.
Durante a visita ao complexo de unidades socioeducativas em Cariacica, na Região Metropolitana da Grande Vitória, o titular do MDHC deu destaque à importância das políticas públicas voltadas à ressocialização. “Qualquer pessoa que ocupe o papel de dirigente de uma política de Estado tem que acreditar que as pessoas são capazes de se transformar. O espírito dessas caravanas é justamente apostar nessa mudança e na transformação do Brasil”, disse Silvio Almeida.
“Apostar em vocês, jovens que aqui estão, é fundamental para que o Brasil possa se transformar. Nós acreditamos que vocês são fundamentais para isso, nós acreditamos em vocês. Estamos aqui porque é nosso dever fornecer as condições necessárias. Nós iniciamos pelas unidades socioeducativas porque queremos de fato olhar para vocês, o objetivo é primeiro olhar para a infância e a juventude no País”, completou o ministro.
Durante as agendas, o governador do estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, celebrou a parceria com o Governo Federal para promover os direitos humanos nas unidades prisionais e socioeducativas. “É fundamental ter um olhar ampliado na área da inclusão social e da oportunidade. Precisa ter o cumprimento da internação, certamente, mas também é preciso encontrar oportunidade para se reinserir na sociedade”, defendeu.
Representantes do governo local, a secretária de direitos humanos Nara Borgo e o governador Renato Casagrande conversam com o ministro Silvio Almeida
Corte Interamericana
Integrante da comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Isadora Brandão, ressaltou que o objetivo da visita é averiguar as condições de adolescentes no Conjunto de Cariacica com um olhar especial para a Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), que é objeto de medidas provisórias da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
“Estamos aqui para avaliar o estágio de cumprimento das determinações da Corte e pactuar com os atores locais medidas para garantir avanço no cumprimento das determinações do tribunal interamericano. As medidas provisórias são adotadas pela Corte Interamericana em face de um estado, quando ela detecta uma situação de extrema gravidade e urgência no que diz respeito à violação de direitos humanos”, contou Isadora na ocasião.
A Unis integra o Conjunto de Cariacica, um complexo formado por quatro unidades de atendimento socioeducativo. Os espaços abrangem internação masculina, internação feminina e internação provisória masculina.
Juventude
Ainda nesta segunda-feira, a comitiva do MDHC, o governador do estado e autoridades locais visitaram o Centro de Referência das Juventudes. O local funciona com a proposta de ser um ambiente aberto, coletivo e acolhedor para receber as juventudes em toda sua diversidade.
Entre as autoridades, também participaram das agendas a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo; o juiz da Vara da Infância e da Juventude de Vitória, Vladson Bittencourt; a defensora pública federal Letícia Torrano; e o presidente do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Fábio Modesto.
Por: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte