MJSP vai reforçar proteção na região de fronteira do Acre
Em conversa com Flávio Dino, governador Gladson Cameli pediu ampliação de operação e agradeceu o apoio do Ministério em relação à segurança pública
O reforço da Operação Hórus nas regiões de fronteira e, também, em outras localidades do estado, além de intensificação da parceria entre a União e o Acre. Esses foram os principais temas da conversa entre o ministro Flávio Dino e o governador do estado, Gladson Cameli. O encontro ocorreu no Palácio da Justiça, sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e teve a participação do secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Tadeu Alencar.
“A relação entre a União e as unidades da Federação deve ser fortalecida, ainda, pelas operações integradas, além de diversas ações que ocorrem e que estão sendo programadas para fortalecer a segurança pública em todo o país e no Acre”, disse Tadeu Alencar. O secretário lembrou, durante a reunião, ocorrida nessa terça-feira (22/08), que uma comitiva do MJSP visitou o estado na segunda quinzena de maio passado, no município de Brasileia, região de fronteira, para o lançamento do Pronasci 2.
De acordo com Tadeu Alencar a relação da Senasp e do MJSP com os responsáveis pela segurança pública do Acre é pautada por respeito mútuo e cooperação recíproca entre União e o estado. “É um momento de satisfação receber o governador e fortalecer laços federativos fundamentais numa matéria sensível para a segurança pública. “Vamos entregar viaturas, armamentos e nos colocar à disposição para ajudar a proteger a população”, explicou o secretário.
“O Ministério da Justiça e Segurança Pública tem dado especial atenção à proteção dos cidadãos acreanos. O Governo Federal está nos lugares em que a gente precisa”, agradeceu o governador Gladson Cameli.
Pronasci 2
O MJSP lançou o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - Pronasci 2, em Brasiléia (AC), no dia 19 de maio. Além do ministro Flávio Dino, o secretário Tadeu Alencar participou do evento. Na ocasião, o ministro explicou que a cerimônia tinha o objetivo, também, de ampliar a presença e a parceria da União no estado.
“Essa presença das forças de segurança será ampliada. Não podemos avançar se não tivermos ampliação das operações integradas. Vamos aumentar a concretização, passo a passo, da política assentada nesses pilares”, avaliou Dino, durante a solenidade, ressaltando as operações que já ocorrem na região, como Guardiões da Fronteira, responsável pela Operação Hórus, e Guardiões do Bioma.
No âmbito do Pronasci, o estado recebeu viaturas, drones, armamentos e equipamentos de proteção, totalizando mais de R$ 3,1 milhões em investimentos na segurança pública. Também fez parte do conjunto de entregas artefatos para o efetivo da Força Nacional que atua na região.
Segurança nas Fronteiras
A entrega de viaturas e equipamentos ocorreu durante o Seminário “Segurança das Fronteiras Brasileiras”, que debateu a interlocução entre pesquisadores e agentes da segurança que atuam na região amazônica. Além das entregas do Pronasci, o Acre tem, ainda, montante de R$ 91 milhões para investimento em segurança pública, recurso que estava contingenciado e passou a ficar disponível após novos marcos normativos que desburocratizaram o repasse de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública aos estados.
Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte