Energia

MME reafirma a cooperação com a transição energética durante reunião do BRICS

Representante do Ministério de Minas e Energia destacou que a cooperação brasileira em energia com os países do BRICS, ao longo dos anos, produziu resultados significativos

16/08/2023 18:28
MME reafirma a cooperação com a transição energética durante reunião do BRICS

 

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nesta quarta-feira (16/08), da segunda Reunião de Altos Funcionários do BRICS sobre a cooperação no setor de energia. Representando o ministro Alexandre Silveira, o diretor do Departamento de Informações, Estudos e Eficiência Energética (DIEE) da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento (SNTEP) do MME, Gustavo Masili, destacou os resultados significativos que o Brasil alcançou a partir da cooperação em energia com os países do BRICS ao longo dos anos.

“Os tempos atuais são muito desafiadores e impõem uma pressão especial pela segurança energética global, que deve caminhar de mãos dadas com a transição energética. É importante ressaltar que não existe uma fórmula única para a transição energética. Parece ser um processo adaptável e abrangente, que pode mudar de ritmo, dependendo de circunstâncias nacionais distintas”, discursou Masili.

Durante o encontro, o representante do MME afirmou que o Brasil segue um caminho próprio para a transição energética. “Nossa trajetória começou há décadas, impulsionada por decisões que favoreciam a adoção de grandes hidrelétricas e o incentivo a biocombustíveis como o etanol”, pontuou.

“O governo brasileiro está totalmente empenhado em acelerar a agenda de transição energética para gerar empregos, geração de renda, inclusão social, melhoria da qualidade de vida e mitigação das mudanças climáticas”, finalizou Masili. O evento acontece até a próxima sexta-feira (18/08), na África do Sul.

BRICS
O BRICS é um agrupamento das economias mundiais do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul formado pela adição da África do Sul ao antecessor BRIC em 2010.

O acrônimo original "BRIC" (ou "os BRICs") foi criado em 2001 pelo economista do Goldman Sachs, Jim O'Neill, para descrever economias de rápido crescimento que dominariam coletivamente a economia global até 2050.

 

Por: Ministério de Minas e energia

Link: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/mme-reafirma-a-cooperacao-com-a-transicao-energetica-durante-reuniao-do-brics
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte