Mutirão de documentação tem mais de 3,5 mil atendimentos no Piauí
o todo, foram emitidas 682 carteiras de identidade, 34 Cadastros de Pessoa Física (CPF), 99 carteiras de trabalho, 317 certidões de nascimento e/ou casamento
O primeiro mutirão de documentação do ano no Piauí beneficiou trabalhadoras e trabalhadores rurais dos municípios de São Raimundo Nonato, Simplício Mendes e Oeiras, com a emissão gratuita de 1.132 documentos.
A ação, realizada no período de 2 a 9 de agosto, faz parte do Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais, instituído pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e executado pelo Incra, em parceria com outros órgãos federais e estaduais. É dirigido, prioritariamente, às mulheres, mas homens e crianças também são atendidos.
Ao todo, foram emitidas 682 carteiras de identidade, 34 Cadastros de Pessoa Física (CPF), 99 carteiras de trabalho, 317 certidões de nascimento e/ou casamento, além de 682 fotografias 3x4 tiradas na hora e 1.364 fotocópias para emissão de documentos.
Durante o mutirão, teve a assinatura e entrega de 83 Contratos de Concessão de Uso (CCU) e atualização de 55 cadastros do documento. Também foram preenchidos e recepcionados 110 formulários do Cadastro de Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e criadas 110 contas gov.br.
No geral, os serviços prestados resultaram em 3.536 atendimentos. O município com o maior número de pessoas beneficiadas com o programa de documentação foi São Raimundo Nonato, com 1.442 atendimentos.
O mutirão contou com a parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, cartórios, Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de São Raimundo Nonato, Câmara Municipal de Simplício Mendes e sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais dos municípios.
Próximos
Novos mutirões de documentação da trabalhadora rural já estão agendados no estado. Em 29 e 30 de agosto ocorrerá uma edição no município de Flores do Piauí (PI); em 31 de agosto e 1º de setembro será a vez de Rio Grande do Piauí (PI); e em 4 e 5 de setembro a ação acontecerá em Floriano (PI).
Por: Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte