Direitos humanos

Na periferia de Recife, ministro Silvio Almeida estreita diálogo com instituições comunitárias defensoras da cidadania

Lar Paulo de Tarso e Compaz realizam trabalho de prevenção à violência e promoção de inclusão social a crianças e adolescentes em situação de risco

31/08/2023 20:03
Na periferia de Recife, ministro Silvio Almeida estreita diálogo com instituições comunitárias defensoras da cidadania
Foto: Edson Holanda

 

Durante agenda em Recife (PE), o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, visitou nesta quinta-feira (31) o Centro Comunitário da Paz (Compaz) Governador Eduardo Campos e o Lar Paulo de Tarso – instituições que promovem iniciativas em prol da inclusão social de jovens e adolescentes.

O Compaz é um equipamento público de prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário cujos resultados têm se refletido na melhoria da qualidade no urbanismo social da cidade, a exemplo de Medellín, na Colômbia. Para o ministro, a experiência do local pode servir como um ponto de partida para uma política nacional.

“Essa experiência dá sentido para uma coisa que estamos clamando há muito tempo, que é estar conectado com aquilo que mais o povo precisa. Ou seja, a criação de uma estrutura administrativa, política e com participação social e popular, como uma coisa que funciona, que é a ocupação de território com o serviço público de qualidade”, observa Almeida, que esteve acompanhado do prefeito de Recife, João Campos.

Pelo MDHC, a assessora especial de Participação Social e Diversidade, Anna Karla Pereira, também integrou a visita. “Este é um equipamento que visa à garantia de direitos, em especial com atividades esportivas e educativas para a comunidade, e serve como inspiração para as políticas e parcerias para favelas e periferias do Brasil”, pontuou.

Mais agendas

Silvio Almeida também visitou o local onde funciona o Lar Paulo de Tarso, instituição não-governamental que acolhe crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade. A organização ficou conhecida nacionalmente após um incêndio, em abril deste ano, que vitimou de maneira fatal três crianças e uma cuidadora. Na época da tragédia, o próprio ministro telefonou ao prefeito João Campos para se colocar à disposição no que fosse preciso.

A visita de Silvio Almeida e de representantes do MDHC às instalações provisórias da organização - enquanto o novo espaço do Lar é reformado - significa um ato de solidariedade por parte do governo federal às famílias das quatro vítimas fatais da tragédia e a todos os demais afetados pelo acidente.

Ao longo do dia, Silvio Almeida esteve presente também em reuniões com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; com o prefeito de Recife, João Campos; e com parlamentares do estado.

Por: Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC)

Link: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2023/agosto/na-periferia-de-recife-ministro-silvio-almeida-estreita-dialogo-com-instituicoes-comunitarias-defensoras-da-cidadania
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte