No Pará, Dino participa de diálogo sobre Amazônia Legal
Ministro discutiu o programa com BID, estados e ministérios
Com o objetivo de discutir o programa Amazônia Sempre, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino participou do ‘Diálogo de alto nível entre o BID e os governadores dos Estados amazônicos do Brasil’, em Belém. O encontro, que ocorreu na tarde desta segunda-feira (7), contou com a presença da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e do presidente do BID no Brasil, Ilan Goldfajn.
Reunidos, os governadores, os ministros e o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento avaliaram ferramentas para mobilizar financiamentos a projetos na região amazônica e ouviram as demandas dos estados. No Brasil, nove estados compõem a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão.
O titular do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) salientou a importância dos investimentos na região e a integração com outros países para conseguir barrar a série de crimes que ocorrem. “O presidente Lula determinou que houvesse a implantação de Manaus na cooperação policial internacional. O Centro de Cooperação Policial Internacional ainda neste ano estará funcionando e nós teremos integrado a esse Centro 334 novas bases terrestres e fluviais, sendo 28 terrestres e seis fluviais, para que com isso possamos apoiar o trabalho das polícias, integrar os municípios e fazer operações em que estados, municípios e o governo federal atuem conjuntamente contra as facções”, pontuou Dino.
Após o diálogo, os presentes assinaram uma carta de intenções para ampliar o trabalho conjunto e explorar a canalização de recursos financeiros e de cooperação técnica para apoiar projetos que promovam o desenvolvimento sustentável integrado da Amazônia Legal brasileira, em consonância com um Plano de Ação a ser desenvolvido em conjunto.
Amazônia Sempre
Amazônia Sempre é um programa guarda-chuva e holístico que visa proteger a biodiversidade e acelerar o desenvolvimento sustentável a partir de três frentes de ação: ampliando o financiamento, impulsionando a troca de conhecimento, e facilitando a coordenação regional entre os oito países amazônicos.
O programa é baseado em cinco pilares: combate ao desmatamento e fortalecimento do controle e segurança ambientais no contexto dos governos nacionais; a bioeconomia, impulsionando atividades econômicas alternativas e sustentáveis; pessoas, visando o acesso adequado à educação, saúde e emprego de qualidade; cidades e infraestrutura sustentáveis e conectividade; e agricultura, pecuária e silvicultura sustentáveis e de baixo carbono.
Além disso, tem como foco promover a inclusão de mulheres, povos indígenas, afrodescendentes e comunidades locais; conservação do clima e da floresta; e fortalecer as capacidades institucionais e o estado de direito.
BID
O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar a vida das pessoas. Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisa de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes do setor público e privado em toda a região.
Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte