MDHC divulga nota de apoio a Julian Assange
Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e o governo federal receberam John Shipton, pai de Julian Assange
Nesta semana, representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e do governo federal receberam John Shipton, pai de Julian Assange.
Por ocasião da honrosa visita, expressamos nosso apoio à luta do jornalista, de seus familiares, de seus amigos e de movimentos sociais por todo mundo pela sua liberdade e pela liberdade de imprensa.
Em tempos em que o conceito de liberdade vem sendo cinicamente manipulado por grupos de extrema direita – a liberdade descomprometida totalmente da solidariedade –, a defesa da liberdade de Julian Assange e a defesa da liberdade de imprensa, pelo contrário, assumem seus sentidos genuínos e plenos. Trata-se da liberdade associada totalmente à responsabilidade social, no caso, de trazer à tona informações relevantes e de interesse público a diversos países.
O direito à informação é um direito fundamental, e as ações de Assange ajudaram a promover a transparência e a prestação de contas em níveis globais.
Além disso, sua situação atual levanta preocupações sobre o devido processo legal e os direitos de um indivíduo frente a possíveis perseguições políticas. Assange e o Wikileaks trouxeram à tona informações com impacto em governos e empresas e essa é a razão de sua perseguição judicial, em verdadeiro lawfare.
A causa de Assange é uma causa de direitos humanos.
Silvio Almeida
Ministro de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania
Por: Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte