Direitos humanos

Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima: Nota de pesar pelo assassinato de Mãe Bernadete

Maria Bernadete Pacífico sempre foi intransigente na busca de justiça pelo assassinato de seu filho, Binho do Quilombo, morto em 2017

18/08/2023 15:33
Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima: Nota de pesar pelo assassinato de Mãe Bernadete
Foto: Divulgação

 

É com profunda tristeza que o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima lamenta o brutal assassinato de Mãe Bernadete, líder quilombola e dos povos tradicionais de matriz africana, mãe e mulher incansável na defesa dos direitos das comunidades negras rurais quilombolas e uma força incalculável na busca por justiça social e ambiental no país.

O assassinato a tiros em sua casa, no município de Simões Filho (BA), região metropolitana de Salvador, escancara a violência contra as mulheres negras e lideranças que estão na vanguarda pela implementação de políticas que buscam a construção de um país justo e democrático.

Mãe Bernadete era coordenadora da CONAQ (Coordenação Nacional de Articulação de Comunidades Negras Rurais Quilombolas) e foi secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial em Simões Filho. Maria Bernadete Pacífico sempre foi intransigente na busca de justiça pelo assassinato de seu filho, Binho do Quilombo, morto em 2017.

O MMA vem somar esforços com demais órgãos do governo federal na busca por justiça e pela construção de ações imediatas que finalizem com as mortes e ameaças às lideranças da sociedade que lutam por seu direito ao território, no combate ao racismo ambiental e por justiça socioambiental. A ministra Marina Silva, também conselheira do Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais, e a secretária de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável, Edel Moraes, se juntarão à ação conjunta com demais ministros em diligência ao território Pitanga dos Palmares na busca por providências urgentes.

Expressamos nossos mais sinceros sentimentos à toda comunidade quilombola do país, especialmente à família, aos amigos e a todos os membros da CONAQ. Que possam encontrar conforto na memória das realizações de Mãe Bernadete, e que sua luta incansável continue a inspirar todos nós a trabalharmos pela justiça e pela igualdade, honrando assim sua memória de maneira significativa.

Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Link: https://www.gov.br/mma/pt-br/nota-de-pesar-pela-morte-de-mae-bernadete
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte