Infraestrutura

Onze aeroportos regionais passam a ser administrados pela Infraero

A Infraero ficará responsável por atividades como segurança aeroportuária e operacional, treinamentos, limpeza e conservação e serviços de tecnologia da informação

24/08/2023 17:23
Onze aeroportos regionais passam a ser administrados pela Infraero
Foto: Divulgação

 

O Aeroporto de Linhares (ES) e outros dez terminais localizados no Ceará passam, a partir de agora, a contar com a expertise e a eficiência da Infraero Aeroportos. O contrato para gestão e operação do terminal capixaba foi assinado nesta quinta-feira (24), pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária e o Governo do Espírito Santo.

Já o contrato com o governo do Ceará foi assinado na quarta-feira (23/08) e contempla os aeroportos de Camocim, Campos Sales, Crateús, Iguatu, Quixadá, São Benedito, Tauá, Jericoacoara, Aracati e Sobral.

A Infraero ficará responsável por atividades como segurança aeroportuária e operacional, treinamentos, limpeza e conservação, serviços de meio ambiente e de tecnologia da informação, entre outras. Além disso, assumirá ações como fiscalização, vistoria e inspeção e também o fomento da área comercial.

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, comemora o convênio. “Quando um aeroporto é bem administrado, ele se torna um agente transformador da cidade e da região, gerando emprego e renda para a população. No caso desses aeroportos, eles possuem, também, a função de integração nacional. Essa é a nova vocação da Infraero”, afirma.

Para o presidente da Infraero, Rogério Barzellay, essa parceria demonstra o empenho em fortalecer a aviação regional, uma das bandeiras do Governo Federal. “A Infraero conhece os desafios das atividades de operação e gestão de aeroportos e conta com equipes altamente capacitadas que darão todo o apoio técnico para o desenvolvimento do terminal”, destaca.

Já a vice-governadora do Ceará, Jade Romero, ressalta que a iniciativa vai alavancar ainda mais o turismo no estado. “As tratativas junto ao Governo Federal, por meio do Ministério dos Portos e Aeroportos, começaram há cerca de dois meses. Faz parte da iniciativa que visa à ampliação, interligação e modernização dos aeroportos regionais. Aqui no estado teremos dez equipamentos geridos pela Infraero, o que deve melhorar as condições e ampliar a oferta tanto para o turismo quanto para os negócios”.

O prazo para prestação dos serviços nos aeroportos cearenses será de 60 meses, podendo ser prorrogado de comum acordo entre as partes.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, também destaca a importância desta nova realização. “O Aeroporto de Linhares é um valioso instrumento de desenvolvimento para a Região Norte do Estado. Agora, com a gestão da Infraero, temos certeza de que o Aeroporto de Linhares vai se desenvolver ainda mais, para que possamos receber voos comerciais”.

No caso do Aeroporto de Linhares, o prazo para prestação dos serviços é de 12 meses, podendo ser prorrogado por até 5 anos.

Aeroporto de Linhares

O novo Aeroporto de Linhares foi inaugurado em abril deste ano. Além da expansão da pista de pousos e decolagens, que possui 1.860 metros de extensão, o aeroporto também recebeu obras de ampliação e reforma do terminal de passageiros - com capacidade para cerca de 230 pessoas -, nova fachada, reformulação das áreas internas e estacionamento. O investimento foi de R$29,88 milhões, sendo R$17,9 milhões da União (60%) e o restante do Estado.

Linhares, localizada a cerca de 140 quilômetros de Vitória, capital do Espírito Santo, está em uma região com alto índice de desenvolvimento industrial, além de se destacar por ser um polo turístico capixaba, com praias que atraem visitantes de todo o país.

Por: Ministério de Portos e Aeroportos

Link: https://www.gov.br/portos-e-aeroportos/pt-br/assuntos/noticias/2023/08/onze-aeroportos-regionais-passam-a-ser-administrados-pela-infraero
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte