Padre Júlio Lancellotti receberá medalha da Ordem do Mérito do Ministério da Justiça
Decreto determinando a distinção foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (29)
Reconhecido internacionalmente pela atuação em defesa dos direitos humanos e das pessoas em situação de rua, o Padre Júlio Lancellotti será condecorado com a medalha da Ordem do Mérito do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, no grau de Grã-Cruz. O decreto determinando a distinção foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (29).
A medalha é concedida a pessoas que tenham prestado serviços relevantes ao país e aos brasileiros na área da Justiça e segurança pública. Lancellotti, de 74 anos, é coordenador da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo, além de pedagogo e presbítero.
“Padre Júlio Lancellotti é um exemplo de brasileiro, preocupado com os direitos humanos e defensor das pessoas que mais precisam de atenção”, ressalta o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
O ministro lembra a agressão sofrida por Lancellotti no último sábado (26), quando um bilhete com ameaças foi deixado na porta da Igreja São Miguel Arcanjo, na capital paulista, onde exerce a função de pároco, devido a sua atuação junto à comunidade carente da cidade.
“No caso da ameaça, a princípio a competência legal para a investigação é estadual. De todo modo, vamos colher mais informações e estudar medidas cabíveis”, completa Dino.
O autor das ameaças já foi identificado e confessou ter deixado o bilhete na porta da igreja.
Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte