A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) marcou presença no 5° Fórum CLIA Brasil, evento destinado à indústria de cruzeiros marítimos para debates e reflexões sobre as tendências e os desafios para o desenvolvimento da atividade turística no Brasil. A cerimônia de abertura aconteceu nesta quarta-feira (30) na sede da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília (DF).
Organizado pela CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), o Fórum contou com a presença de membros da Embratur, do Ministério do Turismo, associações do setor, prefeituras e membros do trade turístico brasileiro.
Na abertura do evento, representando o presidente Marcelo Freixo, a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Jaqueline Gil, destacou a parceria da Agência com o mercado marítimo para aumentar o número de estrangeiros nos cruzeiros e o fluxo de navios na costa brasileira, potencializando o turismo internacional no nosso país.
“É com muita alegria que a gente fortalece cada vez mais essa parceria com esse setor que conecta o Brasil ao mundo. Os cruzeiros não são só um meio para estrangeiros chegarem ao Brasil, mas também para que eles se conectem com os territórios, com as histórias, com as pessoas e com a nossa natureza”, disse Gil.
Para Marco Ferraz, presidente executivo da CLIA Brasil, a promoção do Brasil como destino internacional é essencial para o setor. “Dos 82 navios que vêm para a América do Sul, só 44 estão desembarcando no Brasil. Com a ajuda da Embratur, a gente espera atrair quem não está parando na nossa costa. Vamos atuar para captar esses e outros navios para cá”, disse.
Produto turístico
O diretor-geral da MSC Cruzeiros no Brasil e presidente do Conselho da CLIA Brasil, Adrian Ursilli, destacou a importância do fortalecimento da indústria de cruzeiros para atrair turistas estrangeiros para o nosso país. “Na temporada passada, foram mais de 100 mil turistas estrangeiros visitando o Brasil a bordo dos nossos navios”, afirmou.
“A bordo dos nossos navios, trazemos passageiros de outros países que têm a oportunidade de degustar o Brasil, de fazer um primeiro contato com o país, criando uma vitrine importante para o turismo brasileiro”, disse também a diretora-geral da Norwegian Cruise Lines no Brasil, Estela Farina.
O secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, afirmou que o turismo do século XXI no Brasil está dentro da agenda da sustentabilidade ambiental, economia e social, e que, para desenvolver o setor, é preciso que os setores público e privado caminhem juntos.
“Nunca haverá turismo se não houver produto turístico. E, para ter o produto, nós precisamos de infraestrutura, precisamos da prestação de serviço, precisamos das agências, das operadoras, dos hotéis e dos navios. Nós estamos integrados”, disse Zuanazzi.
Pela Embratur, também estiveram presentes no Fórum CLIA a gerente de Experiências e Competitividade Internacional, Mônica Sâmia; o gerente de Interlocução Ministerial, André Dias, e o coordenador de Demanda a Transportes Multimodais, Philipe Karat.
Por: Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)