Povos indígenas
Pesquisas apresentam panorama geológico e geoambiental em terras indígenas da Amazônia
Projeto do Serviço Geológico do Brasil foi realizado a partir de pedido feito por comunidades indígenas da etnia Baniwa
15/08/2023 00:00
Realizado a partir de pedido feito por comunidades indígenas da etnia Baniwa, o PTINA teve início em 2016. A partir das pesquisas, o SGB apresentou um mapeamento geoquímico ambiental e geológico, além do cadastramento de ocorrências minerais, da área localizada nos arredores das serras do Tunuí e Caparro, na região do médio curso do Rio Içana, no município de São Gabriel da Cachoeira, Alto Rio Negro.
A área estudada tem aproximadamente 5 mil km² e abrange as comunidades de: Nazaré, Castelo Branco, Ambaúba, Belém, Taiaçu, Tunuí, Santa Rosa, São José, Uarirambá e Vista Alegre.
O objetivo fundamental do PTINA foi atender a uma demanda por conhecimentos geológicos feita pelas populações indígenas da região sobre o território que ocupam. Com as pesquisas, o SGB ajuda as comunidades a compreenderem o panorama geoquímico ambiental, a geologia e o potencial mineral das terras onde vivem, por meio da coleta de solo e de água, sedimento de corrente e concentrado de bateia dos rios, do mapeamento geológico básico e do cadastramento de ocorrências minerais.
A nota explicativa, com os resultados do projeto, está disponível aqui .
Protagonismo
Os indígenas participaram ativamente do projeto com a indicação de trilhas na selva, de entradas de igarapés menores e, principalmente, dos locais onde distinguem algum bem mineral. Além disso, os resultados das etapas do projeto sempre foram apresentados para as comunidades indígenas em mapas preliminares ou informações de campo, traduzidos na língua Baniwa.
Durante as pesquisas, o SGB contou com apoio operacional e logístico do Exército Brasileiro, que também promoveu a segurança de toda a equipe de pesquisadores, técnicos, auxiliares de campo e indígenas.
O PTINA foi realizado por equipe multidisciplinar e integrada, composta por pesquisadores das diretorias de Geologia e Recursos Minerais (DGM) e Hidrologia e Gestão Territorial (DHT).
Por: Serviço Geológico do Brasil
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte