Economia

"Precisamos unir o País para reconstruir o Brasil", afirma Rui Costa, no Bom Dia, Ministro

O titular da Casa Civil destacou que o Brasil já apresenta queda de juros, mas que ainda é preciso unir os estados e a sociedade para a retomada do crescimento

16/08/2023 09:49
"Precisamos unir o País para reconstruir o Brasil", afirma Rui Costa, no Bom Dia, Ministro
Foto: Joédson Alves/Agência Gov

 

“A economia brasileira está em um momento de depressão, com queda de juros, mas esperamos que caia ainda mais, porque é isso que gera emprego.” A afirmação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, mostra o esforço do Governo Federal para retomar o crescimento do País. O titular da pasta foi o convidado, desta quarta-feira (16/08), do Bom Dia, Ministro, transmitido ao vivo pelo Canal Gov.

"Juros alto leva a recessão e desemprego, porque as pessoas não investem. É por isso que vamos fomentar a queda de juros e estimular os investimentos, para retomar o crescimento. Estamos trabalhando. Precisamos unir o País, parar de guerra entre os estados e unir o povo brasileiro para reconstruir o Brasil", destacou. Uma das ações do Governo Federal para fomentar esse crescimento é o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado na última semana.

O Novo PAC é a principal estratégia do governo para retomar o crescimento econômico, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Entre as iniciativas, serão feitos investimentos em infraestrutura nos setores de saúde, educação, moradia, lazer e transporte. “O PAC tem como lema o desenvolvimento e a sustentabilidade”, resumiu o ministro, que lamentou o cenário encontrado pelo Governo ao assumir essa gestão. “Preciso declarar minha tristeza de encontrar conjuntos habitacionais com obras abandonadas. São180 mil unidades. Nossa meta é retomar todas elas e entregá-las à população”.

“O mais importante de uma obra é que ela gera emprego, ativa cadeias produtivas, melhora o desempenho e aumenta a produção industrial de vários insumos. E essa obra vai mudar a vida das pessoas”, afirmou Rui Costa. Para ele, a solução para garantir a plena execução das obras previstas no PAC é o aperfeiçoamento dos processos de licitação. "As empresas precisam de um preço exequível e nós vamos ampliar o monitoramento para garantir que os pagamentos sejam realizados em tempo, evitando que as empresas fiquem sem recursos para sustentar a execução e não tenhamos obras paradas", disse.

Rui Costa foi questionado por diversos expectadores sobre as obras em suas regiões. "O presidente Lula tem afirmado que investimento se faz com previsibilidade e respeito aos contratos. E é por isso que estamos investindo em várias regiões", garantiu o ministro, complementando que o PAC é dinâmico. "Ele já tem definido o seu escopo de obras, mas as necessidades que aparecerem no próximo ano serão incluídas também”.

Apagão do sistema elétrico

Sobre o apagão do sistema de energia elétrica registrado em alguns estados brasileiros e no Distrito Federal na manhã de terça-feira (15/08), o ministro afirmou que o Governo Federal está apurando o que motivou a queda de energia. “Estamos determinados e cobrando urgência para entender as causas desse apagão. Temos sobra de energia, não há razão - nem de oferta e nem de demanda - que justifique. Foi falha técnica. Precisamos de uma resposta firme sobre o que levou a esse apagão no Brasil”, concluiu.

Por: Agência Gov


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte