Meio ambiente

Prevenção de desastres: mapeamento do Serviço Geológico do Brasil pode beneficiar mais de 1,1 mil pessoas em Ponta de Pedras (PA)

Em relatório de cartografia de risco geológico, pesquisadores indicam 15 áreas sujeitas a danos e sugerem medidas de intervenção para mitigar ou erradicar risco geológico

21/08/2023 00:00
Prevenção de desastres: mapeamento do Serviço Geológico do Brasil pode beneficiar mais de 1,1 mil pessoas em Ponta de Pedras (PA)
Foto: Divulgação/SGB

 

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) concluiu estudo que contribuirá para prevenção de desastres em Ponta de Pedras, no Pará. Durante mapeamento, realizado em abril, pesquisadores identificaram 15 áreas com risco de deslizamentos, erosões fluviais e inundações no município.

As informações foram consolidadas em relatório que apresenta recomendações para mitigar ou erradicar o risco. O documento, publicado em julho no Repositório Institucional de Geociências (RIGeo), está disponível aqui.

Das áreas de risco mapeadas, 10 foram classificadas como de risco “alto” e cinco de risco “muito alto”. Os setores suscetíveis a danos estão no Distrito de Mangabeira, no centro da sede municipal e nos bairros Estrada, Industrial e Carnapijó. Mais de 1,1 mil pessoas vivem em áreas de vulnerabilidade. “As conclusões apontam que as áreas de risco geológico cartografadas decorrem das características naturais do meio físico e da ocupação inadequada do território”, indica o relatório.

Diante do cenário, o SGB alerta para a necessidade de o poder público promover programas de fiscalização que dificultem o avanço da urbanização em áreas impróprias no município. Além disso, recomenda-se verificar os procedimentos de construção de novas moradias, para que futuramente o problema não se agrave.

Políticas públicas

A cartografia de áreas de risco geológico é um instrumento importante para subsidiar a seleção de áreas prioritárias a serem contempladas por ações destinadas à prevenção de desastres. Os estudos também fomentam políticas públicas habitacionais e de saneamento. Desse modo, configuram uma ferramenta essencial para resguardar vidas, evitar perdas materiais e impulsionar o desenvolvimento regional.

Esse trabalho está ainda alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial aos ODSs 1, 2, 9, 11, 12 e 13, que tratam de: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; indústria, inovação e infraestrutura; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis e ação contra a mudança global do clima.

Áreas de risco no Pará

O SGB já realizou cartografias de áreas de risco geológico em 93 municípios do Pará e identificou 998 setores que podem sofrer processos geológicos. Mais de 340 mil pessoas vivem em moradias de vulnerabilidade.

Link: http://www.cprm.gov.br/publique/Noticias/Prevencao-de-desastres%3A-mapeamento-do-Servico-Geologico-do-Brasil-pode-beneficiar-mais-de-1%2C1-mil-pessoas-em-Ponta-de-Pedras-%28PA%29-8174.html
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte