Rede Brasileira de Reprodutibilidade lança questionário sobre práticas de ciência aberta
Fiocruz convida acadêmicos, pesquisadores e estudantes da Fundação para responderem ao questionário sobre o assunto até o dia 1º de outubro
As Redes Internacionais de Reprodutibilidade conduzem um questionário pelo mundo para avaliar o conhecimento e o engajamento de pessoas em práticas de ciência aberta. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), como integrante da Rede Brasileira de Reprodutibilidade (RBR), convida acadêmicos, pesquisadores e estudantes da Fundação para responderem ao questionário sobre o assunto até o dia 1º de outubro. Não é preciso ter conhecimento de práticas em ciência aberta. A participação é voluntária e anônima.
O objetivo é compreender mais sobre o conhecimento das pessoas em práticas de ciência aberta, como o compartilhamento de dados, pré-registro e revisão por pares, incluindo experiência pessoal com uso e percepção de importância para assegurar a eficiência, confiabilidade e reprodutibilidade da pesquisa.
O questionário leva cerca de cinco minutos para ser respondido. As redes usarão as informações para oferecer orientação e programas de treinamento em ciência aberta. O estudo que gerou o questionário tem aprovação ética das Universidade de Brunel e de Aston, ambas do Reino Unido. Acesse o questionário e mais informações sobre o estudo no site da Universidade do Oeste da Inglaterra.
Por: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte