Educação

Religiões de matrizes africanas e saúde mental são temas das redações

Participantes do Encceja 2023 deverão escrever sobre o respeito às religiões e sobre as iniciativas de cuidado relacionadas à saúde mental do trabalhador. Exame ocorre neste domingo (27)

27/08/2023 16:18
Religiões de matrizes africanas e saúde mental são temas das redações
Foto: Agência Brasil

 

No segundo turno de provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023, os participantes realizam, entre outras provas, a redação. Para quem busca o certificado do ensino fundamental, a redação tem como tema “A importância do respeito às religiões de matrizes africanas". Já no caso do ensino médio, a temática diz respeito às “Ações para cuidar da saúde mental do trabalhador”.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica as provas do Encceja 2023 em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, neste domingo, 27 de agosto. Ao todo, mais de 1,1 milhão de pessoas estão inscritas. Dessas, 193.572 (17,53%) buscam a certificação para o ensino fundamental e 910.574 (82,47%), para o ensino médio.

Encceja – Realizado pelo Inep desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, o Encceja possibilita a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.

As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.

O Encceja ainda serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.

Por: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) 

Link: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/encceja/religioes-de-matrizes-africanas-e-saude-mental-sao-temas-das-redacoes
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte