Agricultura

Encontro de Pesquisa de Soja reúne 500 representantes no Paraná

Evento é promovido pela Embrapa Soja

23/08/2023 00:00
Encontro de Pesquisa de Soja reúne 500 representantes no Paraná
Foto: Divulgação/Embrapa

 

Aproximadamente 500 profissionais envolvidos com a cadeia produtiva da soja - técnicos, pesquisadores, professores, produtores e acadêmicos - participam da abertura da 38ª Reunião de Pesquisa de Soja (RPS), promovida pela Embrapa Soja, nesta quarta-feira (23/08), em Londrina (PR). Na abertura, o presidente do evento, Fernando Henning,  reforça que a Reunião de Pesquisa de Soja é o principal fórum da sojicultora nacional e que os debates estão sendo conduzidos por palestrantes em temas estratégicos, envolvendo os desafios da sojicultora, aspectos da pós-colheita, as principais inovações científicas e de mercado. “Queremos aproximar todo esse público, promover debates, trocas de ideias e facilitar o acesso a informações, tecnologias, produtos e processos que promovam o uso sustentável das inovações em prol da produção de soja, enfatiza o presidente da RPS, Fernando Henning.

O professor Roberto Rodrigues, na palestra intitulada Cenário Atual e Futuro da Cadeia de Produção de Soja, explica que, para manter a liderança mundial, o Brasil precisa construir uma estratégia pautada em diferentes abordagens. Um dos requisitos destacado é o investimento em tecnologia: “um processo de evolução permanente e que precisa ser privilegiado sempre”, diz. Além disso, Rodrigues ressalta a necessidade de direcionar esforços para uma visão comercial de longo prazo, o que implica em acordo comerciais que abram o mercado brasileiro. Outros pontos considerados são o planejamento da logística, assim como a organização da produção rural, cujo ponto de partida seja a renda. “Esse pacote de requisitos precisa ter como pano de fundo a sustentabilidade em todo processo produtivo”, defende.

Homenagens - A Embrapa Soja concedeu a “Medalha Embrapa Soja” na solenidade de abertura da RPS à Cocamar Cooperativa Agroindustrial, em homenagem aos 60 anos da cooperativa, e também para o Projeto Grãos Sustentáveis, liderado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), pela promoção de ações sustentáveis no Paraná.

O chefe-geral da Embrapa Soja Alexandre Nepomuceno entregou a medalha ao superintende da Cocamar, Leandro Cesar Teixeira, para celebrar a histórica parceria entre as instituições no desenvolvimento de pesquisas e de transferência de tecnologias que auxiliam na melhoria das ações no campo. “Nosso trabalho conjunto vem contribuindo significativamente para o aumento de produtividade e de renda do produtor”, destaca Nepomuceno.
Nepomuceno entregou também a medalha ao presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, pelos resultados obtidos com o Projeto Grãos Sustentáveis, que promove a adoção de boas práticas agrícolas no Estado. De acordo com Nepomuceno, o Manejo Integrado de Insetos (MIP-Soja) é um exemplo de tecnologia adotada no Paraná e que vem mudando às práticas agrícolas ao permitir a redução em 50% no uso de inseticidas “Esse resultado é fruto do esforço conjunto da pesquisa e da assistência técnica para auxiliar na tomada de decisão do produtor, com foco no aumento da lucratividade com sustentabilidade”, ressalta Nepomuceno.

Sobre a Cocamar - A Cocamar Cooperativa Agroindustrial, fundada em 27 de março de 1963, em Maringá (PR), contava inicialmente com um grupo de 46 produtores de café. Atualmente, a Cocamar conta com cerca de 113 unidades operacionais espalhadas pelos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. São, aproximadamente, 20 mil famílias de cooperados que atuam com a produção de soja e milho, principalmente, além de trigo, café, laranja e pecuária.

Projeto Grãos Sustentáveis - O Projeto Grãos Sustentáveis foi estruturado em 1998, pela então Emater-Paraná. Em 2013, as atividades do projeto se intensificaram, envolvendo a instalação se unidades de referência tecnológica junto a agricultores do Paraná. Atualmente, o Projeto Grãos é liderado Pelo IDR-PR, cuja missão é prestar serviço de pesquisa, de assistência técnica e extensão rural, de fomento no meio rural e de expansão da base de agroecologia para a produção de alimentos de alta qualidade de forma ágil e eficiente.
Medalha Embrapa Soja - Instituída em 2016, a “medalha Embrapa Soja”, consiste em um reconhecimento público à destacada contribuição de profissionais e organizações ao desenvolvimento das cadeias produtivas da soja e do trigo.

Por: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Link: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/82973374/reuniao-de-pesquisa-de-soja-reune-500-representantes-da-cadeia-produtiva-da-soja?p_auth=pmuCMwrH
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte