Reunião gerencial debate ampliação do Programa Computadores para Inclusão
Inclusão digital é prioridade no Ministério das Comunicações
“Aqui no ministério o programa Computadores para Inclusão é prioridade. Desde o início do governo já foram criados dois Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC’s) e outros virão nesse semestre”, declarou o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (MCom), Maximiliano Martinhão, na abertura da reunião gerencial dos representantes dos CRC’s de todo país.
O evento foi realizado em Brasília, de 29 a 31 de agosto, e discutiu a ampla diversidade de experiências em cada Centro, além de perspectivas para aprimorar a logística de distribuição de computadores e promoção de cursos.
Em mensagem aos participantes, o ministro Juscelino Filho reiterou: “A inclusão digital está entre as prioridades do governo Lula e sob nossa responsabilidade, que não é pequena. Em oito meses de gestão já criamos dois CRCs, em Maranhão e em Sergipe, e pretendemos fazer com que cada estado brasileiro tenha pelo menos um CRC”. O ministro reforçou o compromisso de ampliar a oferta de cursos e computadores recondicionados e dessa forma contribuir para que a inclusão digital seja mais abrangente no país inteiro.
O diretor de Projetos de Infraestrutura e de Inclusão Digital do MCom, Rômulo Barbosa, destacou o firme comprometimento dos servidores que executam o programa Computadores para Inclusão. “Possibilitar que os cidadãos mais necessitados do país tenham acesso ao que hoje é um direito fundamental, que é o direito à inclusão digital, não tem preço”, declarou.
O coordenador geral de Inclusão Digital do departamento de Projetos de Infraestrutura em Inclusão Digital do MCom, Gustavo Lima, fez um balanço positivo do encontro. “É o momento em que reunimos toda a rede de parceiros espalhados pelo Brasil para poder aprimorar a execução do programa e ter uma política pública cada vez mais efetiva para a população brasileira, contemplando as diversidades e os diferentes projetos e realidades, para ter um programa cada vez melhor”, avaliou o Gustavo Lima.
Computadores para inclusão
Desde sua criação, o Computadores para Inclusão registra um total de 32,9 mil computadores doados, distribuídos para 717 municípios brasileiros. O propósito é alcançar uma meta de 40 mil equipamentos, até o final de 2023. Quanto aos processos de formação, foram ofertados 145 cursos, resultando na formação de mais de 23 mil alunos plenamente capacitados para o mercado de trabalho e a destinação de 3 mil toneladas de resíduos descartados de forma correta e consciente.
Para se inscrever, basta procurar um CRC nas localidades indicadas e solicitar a vaga. Já para pedir a doação de equipamentos e a criação de telecentros PID, é necessário acessar a página do serviço com uma conta gov.br e encaminhar a solicitação. O tempo de atendimento do pedido depende da disponibilidade de equipamentos pelos Centros conveniados com o MCom, bem como da logística do CRC em cada região.
Por: Ministério das Comunicações (MCom)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte