Rosa Weber entregará Constituição Federal em língua indígena à Biblioteca Nacional nesta sexta
O projeto, idealizado pela Ministra, foi realizado pelo STF e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a curadoria do presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN - órgão vinculado ao Ministério da Cultura)
A Ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), estará nesta sexta-feira, às 15h, na Biblioteca Nacional (BN), no Centro do Rio, para a entrega da versão da Constituição Federal em nheengatu – língua geral amazônica originária do tupi. O projeto, idealizado pela Ministra, foi realizado pelo STF e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a curadoria do presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN - órgão vinculado ao Ministério da Cultura) Marco Lucchesi.
O roteiro inclui a visita à exposição inédita “Vozes Plurais da República: 35 anos da Constituição”, em exibição no saguão nobre da Biblioteca Nacional. Rosa Weber também assinará o protocolo de colaboração entre a BN e o CNJ, e fará discurso no Auditório Machado de Assis.
Esta será a primeira visita de um chefe do Poder Judiciário à BN em um século. A última foi em 1923, quando Hermínio Francisco do Espírito Santo esteve na sede da instituição durante o velório de Rui Barbosa – pensador que teve laços estreitos com a BN, e um dos responsáveis pela elaboração da Constituição de 1891 e pela criação do Supremo Tribunal Federal.
Constituição em nheengatu
Trinta e cinco anos após a promulgação da Constituição de 1988, ela finalmente ganhou tradução em língua indígena. A primeira apresentação da versão em nheengatu ocorreu em 19/07, em São Gabriel da Cachoeira (AM) - município com maior número de indígenas do Brasil - com as presenças de Rosa Weber e Marco Lucchesi. Nesta sexta, além da entrega de exemplares, a Ministra também doará para o acervo da BN as fotos tiradas durante o evento no Amazonas.
Parceria com o CNJ
Rosa Weber também assinará um acordo de cooperação firmado entre a BN e o CNJ, que inclui o intercâmbio de informações, documentos e apoio técnico-institucional; a prestação de assistência técnica para o desenvolvimento das atividades de preservação e/ou exposição de acervo; ciclo de palestras.
Por: Biblioteca Nacional (BN)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte