Governo vai debater impactos da violência no cotidiano das mulheres do campo, da floresta e das águas
Aberto ao público, o evento pretende construir diálogos para aproximar esse grupo do governo federal e entender suas demandas para construir políticas públicas mais eficientes
O Ministério das Mulheres promoverá o seminário “Os Impactos da violência no cotidiano das mulheres do campo, da floresta e das águas”, em Brasília, de 14 a 16 de agosto. Aberto ao público, o evento pretende construir diálogos para aproximar esse grupo do governo federal e entender suas demandas para construir políticas públicas mais eficientes.
A programação terá representantes das três Secretarias Nacionais do MMulheres, que irão ministrar painéis, seguidos de debates. Em um dos dias ocorrerá uma oficina de trabalho para tratar sobre redes sociais e os desafios no enfrentamento à violência contra as mulheres. Para finalizar, haverá a consolidação das escutas trazidas pelas participantes, na intenção de organizar, com as próprias mulheres, processos que gerem autonomia a elas.
Ao entender a fundo o contexto que essas mulheres vivem, o MMulheres poderá agir com mecanismos e políticas públicas que reduzam, por exemplo, a carga de trabalho doméstico e a violência de gênero, e que garantam emprego e geração de renda.
Um dos resultados do encontro será a constituição de um comitê de trabalho sobre o assunto dentro do Ministério das Mulheres. O espaço terá a função de construir, com as próprias mulheres do campo, processos organizativos que gerem autonomia e possam romper com as desigualdades de gênero.
Programação do seminário Os impactos da violência no cotidiano das mulheres do campo, da floresta e das águas
Dia 14 de agosto, das 9h às 12h
Local: Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) - SMPW - Quadra 01, Conjunto 02, Lote 02 Núcleo Bandeirante/DF.
ABERTURA
-
Maria Helena Guarezi , Secretária-Executiva
-
Carmen Foro, Secretaria Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política (SENAPT)
-
Denise Motta Dau , Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres (SENEV)
-
Rosane Silva , Secretária Nacional de Autonomia Econômica e Política do Cuidado (SENAEC)
PAINEL: Políticas públicas no enfrentamento à violência contra as mulheres
-
Denise Motta Dau (SENEV)
-
Carmen Foro (SENAPT)
-
Rosane Silva (SENAEC)
-
Mazé Moraes - Secretária Nacional de Mulheres da CONTAG
-
Representação da Coordenação da Marcha das Margaridas por meio da Contag e mais 28 organizações sociais sobre o tema
Dia 15 de Agosto, às 14h
Local: Pavilhão do Parque da Cidade
OFICINAS DE TRABALHO: Redes Sociais e os desafios no enfrentamento à violência contra as mulheres
-
Painel 1: Ferramentas de Segurança (Facebook, Instagram e Whatsapp) e dicas para uso do Comunidades no Whatsapp , com Taís Niffenegger e Julia Barcelos. Duração: 45 min
-
Painel 2: Gestão de administradores nas plataformas Instagram e Facebook , com Lilian Estevanato. Duração: 20 min
Dia 16 de Agosto, das 14h às 18h
Local: Pavilhão do Parque da Cidade
ENCERRAMENTO: Avaliação, sistematização e qualificação das demandas apresentadas - Constituição do Comitê de Trabalho com o Ministério das Mulheres.
Os impactos da violência no cotidiano das mulheres do campo, da floresta e das águas - A gestão pública e o enfrentamento à violência contra as mulheres.
Por: Ministério das Mulheres
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte