Mulheres

Sudeco lança FCO Mulheres Empreendedoras durante caravana

Objetivo é fortalecer a participação feminina na economia do Centro-Oeste por meio de condições diferenciadas de financiamento

30/08/2023 15:30
Sudeco lança FCO Mulheres Empreendedoras durante caravana
Foto: Divulgação/Sudeco


Durante o segundo dia da Caravana da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), a superintendência lançou o programa FCO Mulheres Empreendedoras. O objetivo é fortalecer a participação feminina na economia do Centro-Oeste por meio de condições diferenciadas de carência, prazo e limite financiável do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) às empresas e propriedades rurais de menor porte dirigidas por mulheres ou que possuam em seu quadro ao menos 40% de participação de sócias mulheres.

Entre os benefícios do projeto estão o financiamento de até 100% do valor total do empreendimento, acréscimo de 1 ano para carência e 2 anos do prazo de pagamento em todas as linhas de financiamentos além dos que já são oferecidos pelo FCO, dispensa da apresentação de Carta-Consulta e limites diferenciados de capital de giro associado, podendo chegar até os 40%.

Durante o evento, realizado nesta terça-feira (29/08), em Campo Grande (MS), a superintendente da Sudeco, Rose Modesto, falou sobre a falta de oportunidades para mulheres no mercado de trabalho, na equiparação dos salários e ocupação em altos cargos nas empresas. “É por isso que hoje a Sudeco, o MIDR, o Governo Federal, o Banco do Brasil e as instituições financeiras estão proporcionando a oportunidade para todas as mulheres do Centro-Oeste terem acesso ao crédito. Não é só sobre ter renda, mas possibilitar que outras mulheres, por meio dos empregos que serão gerados, tenham renda também”, afirmou.

Rose agradeceu ainda o apoio do MIDR e de todas as instituições federais que participam na elaboração de políticas públicas que beneficiam quem mais precisa. "É com essa sensibilidade e com esses avanços que vamos adquirindo no dia a dia, dentro das possibilidades das instituições que fazem parte e ajudam a cuidar e administrar esse fundo, que poderemos avançar e ver o Centro-Oeste continuar se desenvolvendo, essa que é uma das regiões mais ricas do país", agradeceu.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, reforçou o pedido do presidente Lula em levar mais tecnologia à agricultura familiar, por meio da elaboração de microcréditos com os fundos constitucionais. “Liderada pela superintendente da Sudeco, aprovamos todas essas proposições no Condel. Fico muito feliz em saber o quanto isso fará o diferencial para as mulheres empreendedoras do campo e da cidade. É uma mudança que vai ganhando uma dimensão maior nessa questão de incluir todas as pessoas no processo de desenvolvimento” parabenizou.

FCO Irrigação

Durante a cerimônia também foi lançado o FCO Irrigação, voltado para produtores rurais, cooperativas e associações que se dedicam às atividades produtivas no setor rural financiando serviços e projetos de irrigação e drenagem, infraestrutura hídrica como barragens, energia; além de financiamento para aquisição de equipamentos de irrigação.

Os prazos de investimento fixo vão até 12 anos, incluindo o período de carência de até 3 anos. Para máquinas e equipamentos, até 10 anos, também incluindo o período de carência de até 3 anos.

Durante o evento houve também a assinatura de contratos de financiamento do FCO Mulher Empreendedora e FCO Irrigação que foram firmados durante os atendimentos da Caravana da Sudeco na cidade.

FCO

O Fundo de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) é um fundo de crédito criado pela Constituição Federal de 1988 com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social da Região Centro-Oeste. As empresas e os produtores rurais que desejarem iniciar, ampliar ou modernizar atividades produtivas na região, podem contar com o apoio do FCO para financiar seus empreendimentos com longo prazo de pagamento e baixas taxas de juros.

Por: Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco)


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte