Tecnologia

Transformação digital que atenda todos os brasileiros é uma das missões da Gestão

Para secretária adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti, é missão do Estado promover um governo digital que pense em como atender as diferentes pessoas do Brasil

25/08/2023 17:13
Transformação digital que atenda todos os brasileiros é uma das missões da Gestão
Foto: Divulgação/MGI


A secretária adjunta de Governo Digital
do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Luanna Roncaratti, disse nesta sexta-feira (25/08) que faz parte da missão do Estado promover a transformação digital pensando em como atender os diferentes cidadãos brasileiros. A afirmação foi realizada durante o painel “Cidadania Digital : digitalizar para desburocratizar”, que ocorreu no Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop 2023), em Brasília.


Para Roncaratti, é preciso buscar diversas formas de atendimento, combinando o presencial com o digital e também com acessibilidade para todas as pessoas. “A transformação digital passa pelo reconhecimento das diferenças e de que as pessoas trazem muitas potencialidades. As pessoas no Brasil passaram a utilizar o pix numa velocidade incrível”, exemplificou.

Atualmente, o GOV.BR tem mais de 150 milhões de cidadãos cadastrados. A plataforma reúne mais de 176 portais institucionais, possibilitando o acesso a cerca de 4.200 serviços digitais ou seja 90% do total de cerca de 4.800 serviços. Entre os destaques estão os Serviços do SUS, Carteira Digital de Trânsito, Carteira de Trabalho Digital, Meu INSS, eSocial e diversos serviços da Receita Federal. Tudo isso gera uma média de 200 milhões de visualizações por mês.

"É importante a gente frisar que existe uma disposição das pessoas de utilizarem as ferramentas digitais, mas precisamos fazer melhor. Tornar cada vez mais simples, mais fácil e com linguagem acessível. O GOV.BR vem fazendo isso e incentivando que estados e municípios também façam isso”, complementou Roncaratti.

O presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, se preocupa com a linguagem no serviço público. “A minha preocupação é mais com a simplificação da linguagem no serviço público, sobretudo da linguagem que é oferecida e apresentada para a interação com a cidadania, do que propriamente a revisão de processos”, explicou.

Assumpção disse também que essa discussão é fundamental, pois a linguagem é apontada por especialistas como a principal barreira de uma discussão efetiva. “Se a gente associar a transformação digital com transformação da linguagem cidadã. Eu acredito que nós vamos dar passos muito mais profundos e mais rápidos”, concluiu.

Já para André de Cesaro, diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, é importante que os serviços públicos sejam atrativos e tenham um efeito positivo para o cidadão. “As pessoas precisam perceber que aquilo é algo que realmente trouxe algum valor, temos de capitalizar mais, a gente entrega sem perceber o valor daquilo que estamos entregando”, disse.

Estratégia Nacional

Para ampliar a transformação digital brasileira, o MGI está propondo a construção colaborativa da Estratégia Nacional de Governo Digital . Divulgada no início de agosto, a proposta do ministério é produzir um documento que seja um conjunto de recomendações estratégicas para articular e direcionar as iniciativas de governo digital entre todos os entes federados . Desta forma, pretende-se ampliar e simplificar o acesso do cidadão aos serviços públicos.

Até o momento, o ministério já realizou uma oficina para os estados e municípios da Região Sul. Na próxima sexta-feira (1º/09), será realizada, em Fortaleza, a oficina para os estados do Nordeste. Os interessados em participar do evento devem preencher o formulário e aguardar a confirmação da equipe do MGI. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com os técnicos pelo seguinte endereço eletrônico: nacionalgov@gestao.gov.br

Outros três eventos serão realizados para discutir o documento em todas as regiões do Brasil. A elaboração deste documento conta com o apoio de diversos parceiros, dentre os quais o Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consa d) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Secop

O Secop é uma iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação ABEP-TIC, que congrega todas as empresas estaduais de TIC do país. Em sua 50ª edição, o Secop foi realizado em Brasília e reuniu representantes das 3 esferas da administração pública.

Por: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)

Link: https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/noticias/2023/agosto/transformacao-digital-com-atendimento-de-todos-os-brasileiros-e-uma-das-missoes-da-gestao
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