Energia

Transição energética é destaque nas reuniões bilaterais durante Cúpula da Amazônia

Ministro Alexandre Silveira participou de debates ao lado do presidente Lula e de reuniões bilaterais visando parcerias estratégicas para o Brasil

09/08/2023 17:36
Transição energética é destaque nas reuniões bilaterais durante Cúpula da Amazônia

 

A transição energética foi um dos destaques da Cúpula da Amazônia, realizada esta semana em Belém (PA), que reuniu, além do presidente Lula, líderes dos países amazônicos e outras nações convidadas. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou dos eventos principais ao lado do presidente Lula e ainda realizou reuniões bilaterais com os Emirados Árabes, Venezuela e Bolívia, onde defendeu a integração da América do Sul na área energética e a prospecção de novos negócios como o país asiático.

“A Cúpula da Amazônia serviu para consolidar a integração do Brasil com a América do Sul e marcar o papel do país na liderança mundial de grandes discussões, como a preservação da Amazônia. E a transição energética passa pelo centro dos debates em todo o mundo, então tivemos a oportunidade de mostrar o protagonismo brasileiro na geração de energia limpa e renovável”, afirmou o ministro.

Silveira participou de reunião com o presidente da Bolívia, Luis Arce, e com o ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil Pinto, além do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, onde discutiram o aumento da integração energética entre os países e as possibilidades de ampliação de parcerias nos setores de petróleo e gás.

Na última semana, o presidente Lula e o ministro Alexandre Silveira assinaram decreto ampliando as possibilidades de intercâmbio de energia elétrica com países que fazem fronteira com o Brasil. Atualmente, o país possui acordos comerciais na área de energia elétrica com a Argentina e com o Uruguai, além do Paraguai, por meio da Usina Hidrelétrica Binacional Itaipu.

Já com a comitiva dos Emirados Árabes Unidos, os principais temas tratados foram relacionados à investimentos, visando o aumento da oferta de gás natural e no transporte e distribuição de gás, com foco, principalmente, no relevante papel do produto na transição energética.

“Sob a liderança do presidente Lula, a imagem do Brasil está sendo resgatada, recolocando o país em lugar de destaque. A ampliação do diálogo com importantes líderes mundiais também foi importante para reabrir as portas do Brasil para novos negócios e parcerias, tudo isso em um cenário de perspectivas positivas do crescimento da economia nacional, principalmente com frutos sociais”, finalizou Alexandre Silveira.

Estiveram presentes no evento, representantes dos oito países que compõem a Organização do Tratado de Cooperação da Amazônia (OTCA) – Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Também participaram, como convidados, comitivas do Congo, República Democrática do Congo e a Indonésia (países com florestas tropicais), São Vicente e Granadinas (país que ocupa a presidência da CELAC), a Guiana Francesa (representada pela França), a Alemanha e a Noruega (principais doadores do Fundo Amazônia), além do presidente da COP28 e de representantes de bancos de fomento, como BID, NBD (Banco dos Brics), entre outros.

 

Por: Ministério de Minas e Energia

Link: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/transicao-energetica-e-destaque-nas-reunioes-bilaterais-durante-cupula-da-amazonia
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte