Turismo será ferramenta para desenvolvimento sustentável no Brasil, afirma ministro, após posse
Nomeado em 14 de julho, Celso Sabino foi empossado ministro do Turismo pelo presidente Lula nesta sexta-feira (03/08)
Retomar o desenvolvimento sustentável e ampliar a participação do Turismo na economia são os objetivos do ministro do Turismo, Celso Sabino, empossado nesta sexta-feira (03/08). Ele adiantou que a pasta vai apresentar ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, já em setembro, o Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo. “Um programa com ações, metas, objetivos e tarefas”, descreveu.
“Nossas metas são ousadas. Queremos atingir a casa dos dois dígitos na contribuição do setor para o PIB nacional que, atualmente, está em 7,8%. Trabalharemos para bater o recorde de turistas estrangeiros para muito além dos atuais 6,3 milhões por ano. Por consequência, vamos multiplicar os empregos”, enfatizou Sabino.
O ministro ainda mencionou a importância de uma boa relação entre o Governo Federal e o Congresso Nacional para criar políticas para o setor, afirmando que o País ainda está muito aquém de seu potencial. Para atrair mais visitantes e fomentar o turismo interno, Sabino diz que haverá campanhas digitais, investimento na qualificação da mão de obra, descontos para viajantes conhecerem parques nacionais, além da melhoria da segurança e da infraestrutura.
Em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), o ministro espera promover a divulgação do Brasil como destino turístico. “O setor pode trazer para o Brasil riquezas da ordem de um pré-sal, promovendo o desenvolvimento sustentável, por ser uma indústria sem chaminés”, afirmou.
O Ministério do Turismo vai lançar também, na próxima semana, os programas “Meu Emprego no Turismo”, “Revive Brasil”, “Embarque Nessa” e “Conheça o Brasil”, este último em parceria com a iniciativa privada voltado a oferecer descontos para brasileiros trabalhadores de baixa renda e aposentados.
Celso Sabino ressaltou que a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada no Brasil em 2025 e terá a cidade de Belém (PA) como sede, será uma oportunidade para criar novos pólos turísticos no País e reforçou a importância de um trabalho conjunto interministerial para o crescimento do setor. A COP é o mais importante evento sobre mudanças climáticas do mundo e acontece todos os anos ao redor do mundo.
Por: Agência GOV
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte